Pão de banana e amendoim

1 chávena de leite morno
2 colh. de sopa de açúcar amarelo
1/2 colh. de chá de sal
3 1/2 chávenas de farinha branca
3 bananas esmagadas
4 colh. de manteiga de amendoim
1 colh. de chá de fermento

Colocas os ingredientes na cuba da máquina de pão pela ordem indicada. A banana pode ser esmagada com a manteiga de amendoim. No programa básico, ao fim de 3:30h temos um pão muito agradável.

12 responses to “Pão de banana e amendoim”

  1. Ana Ramon says :

    Olá Luciano. Estava a ver esta vossa receita e a pensar que nunca comprei uma máquina de pão com receio de gastar dinheiro e não fazer nada de jeito. Está satisfeito com a sua? Se a foto é do vosso pão, então parece-me uma máquina muito simpática e eficiente. Têm experimentado vários tipos de massa? É ela que a bate? Chi.. tinha um monte de perguntas para lhe fazer :))

  2. Cláudia says :

    Aqui as máquinas são mais baratas do que em Portugal, o que me faz pensar ainda mais em arranjar uma. Esse pão tem excelente aspecto!

  3. luciano says :

    Tive conhecimento destas máquinas quando, há uns anos, me ofereceram um livro de receitas de pão. Como gosto de fazer eu próprio a massa, foi com alguma fustração que li em todas as receitas: “… juntar os ingrediente pela ordem indicada e seleccionar o programa X…”.
    A verdade é que é tão simples quanto isso. A máquina mistura os ingredientes, espera que a massa levede, coze o pão e no fim apita.
    Pode-se também usar a função de bater a massa e depois cozer num tabuleiro no forno. Tenho feito uns naans, com arroz basmati e coentros, absolutamente divinais. Depois posto a receita.

  4. Benvinda says :

    Uf! Eu até nem gosto de bananas, mas acho que agora até ía uma fatiazinha!Deu-me cá uma fome…

  5. elsa castelo says :

    Esta máquina não impede que, de quando em vez, se faça massa de forma mais tradicional e manual.
    Agora, tendo em conta que o tempo livre de que dispomos não é muito, uma máquina como esta permite obter, com pouco trabalho e de forma relativamente rápida, um pão quentinho e apetitoso.
    Para além de que temos receitas de pães que muito dificilmente encontramos à venda em qualquer padaria.
    Por fim, a tudo isto acresce a possibilidade de se programar a máquina para começar a trabalhar às 06h00m, na perspectiva de ter um pão pronto a comer às 09h00m.

  6. Vítor says :

    Também nós temos uma máquina dessas. Temos experimentado as massas do Lidl, mas depois da 3ª, acho que sabem todas ao mesmo e resolvi fazer uma nova, mas saiu apenas uma bolacha grande. Acho que foi do fermento, usei o Royal em pó. Além dessa receita em cima, não podem fornecer outras? obrigado.

  7. Luciano says :

    Eu uso um fermento seco, granulado. Encontra-se à venda nos hipermercados. Conheço quem use fermento de padeiro, cortado nas doses correctas, conservado no congelador.
    Pesquisando aqui no blog por “pão” encontra outras receitas.

    [O mecanismo de procura base do wordpress não permite grande flexibilidade. Estou a ponderar alterar o sistema de classificação que uso no blog, passando a suportar tags.]

  8. Alice says :

    Experimentei a receita ontem. Não deu muito certo, em boa parte por minha culpa. Achei de acrescentar ameixas secas picadas grosseiramente. Foram moidas pela máquina, e mascararam o sabor do amendoim.
    Fiquei confusa com os ingredientes: qual o tipo de fermento, e só 1 colher de chá? Fiz com fermento de pão e aumentei para 2 colherinhas. Ficou massudo, com textura híbrida um pão-bolo.
    Agradeço se puder tirar minhas dúvidas

    Fiquei confusa com as medidas: colheres de sopa ou de chá?

  9. Luciano says :

    Alice, por lapso meu, não tinha especificado algumas das medida nos ingredientes da receita.
    O fermento que uso é este da Fermipan. É fermento de padeiro seco e granulado (não confundir com o fermento em pó instantâneo).

  10. Ligia says :

    Comprei a maq.no lild e utilizo a seguinte receita:
    um copo medida de água / a colher medida peq. de sal
    meio quilo de farinha tipo 55 sem fermento
    5 grs de fermento fermipan(compro nos hipermercados)
    programa 1 / pão 750 grs / cozer prog,máximo cinza escuro) Tempo 2.58 h
    Sai semre bem

  11. teresa says :

    Oi Luciano,
    No Brasil encontra manteiga de amendoim no mercado? Se negativo o que posso usar para substitui-la?
    obrigada

    • Luciano says :

      @Teresa, lamento mas não lhe sei dizer se no Brasil encontra ou não manteiga de amendoim no mercado – vivo em Portugal. Além disso, o paladar interessante deste pão está precisamente na conjugação da banana e do amendoim. Tente procurar que vale a pena! :)

Deixe uma Resposta

