Obras na rampa (parte 10 e última)

Os calceteiros excederam as previsões e conseguiram acabar tudo hoje. É verdade que foi um longo dia de trabalho, que começou às 7:15h e acabou quase 12 horas depois. Eram só dois mas trabalhavam numa equipa perfeitamente afinada e com uma velocidade absolutamente impressionante.

Começaram por tirar tentos para acertar o descaimento, definiram de seguida as guias e depois foi só assentar os paralelos por ali fora. Um pouco como quem, numa folha de papel vazia, marca uns pontos, os une depois com um traço, marcando o contorno, e pinta o interior no final.

A destreza com que trabalham é, sem dúvida, fruto de muitos anos de aprendizagem. Eu, numa ou noutra ocasião, tive de fazer uma reparação num caminho, em que alguns dos paralelos se tinham soltado, e sei que não é nada fácil. Junte-se a posição de trabalho agachada e o próprio peso dos paralelos e já se vê a dureza desta profissão. Todo o dia “tchic…tchic…tchic…”, a arranjar a areia, e “plinc… plinc…plinc…” a martelar o paralelo.
Só hoje, passaram-lhes mais de 6000 paralelos pelas mãos.

NOTA: Já hoje de tarde me tinham corrigido e estava outra vez a escapar-me: os paralelos são os paralelipípedos, de planta rectangular; estes, de planta quadrada, chamam-se, precisamente, cubos.

2 responses to “Obras na rampa (parte 10 e última)”

  1. Cláudia says :

    E há os microcubos. Ficou muito bem!

  2. luciano says :

    É verdade. Isto agora parece outra coisa. Já estava farto de ter o caminho em terra, ou lama quando chovia, e de ouvir reclamações sempre que se descia ou subia a rampa – houve, de facto, alguns escorregões e quedas.
    Agora, com uma estrada nova e tão limpinha, até dá vontade, como diziam numa publicidade, de comer no chão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: