Nespereiras

Tem de ser uma das minhas árvores favoritas. Dá um dos frutos de que mais gosto, as nêsperas ou, como por aqui são conhecidos, magnórios, até porque surgem na altura em que faço anos.
Agora estão em flôr e enchem o espaço que as rodeia de um perfume maravilhoso. São uma espécie de contestatárias que perante a queda das folhas das outras dizem: “O Outono e o Inverno são bons é para fazer crescer os frutos, pá, não é para largar as folhinhas com o frio… suas caducifólias!”

7 responses to “Nespereiras”

  1. elsa castelo says :

    Num cantinho perfumado.
    Logo ali, as madressilvas, com o seu odor de Maio.

  2. Ana Ramon says :

    Também adoro nêsperas embora infelizmente com 3 nespereiras enormes e uma série delas pequenas, poucas sobram para mim porque os pássaros cada vez são mais e pelos vistos têm os mesmos gostos que eu. Mas entrei aqui para te dizer que tenho um tio que faz aguardente de amêndoa, a amarguinha, com caroços de nêspera. E as amêndoas? Bem as amêndoas só existem no título :)))))) E é boa. Não percebo é porque não se lhe dá o nome de aguardente de nêspera

  3. Luciano says :

    Nós temos duas ainda pequenas. Deram no Verão passada as primeiras nêsperas. A julgar pelo que os pássaros fazem à fruta restante, está-me a parecer que também vão ter de ser cobertas com rede. Claro que quando as árvore forem maiores, e as nespereiras podem ficar imensas, vai ser um problema.
    Então e como é que se faz a amarguinha de nêspera?

  4. Abel Anacleto says :

    Disseram-m que para o fruto ter melhor qualidade têm que ser plantadas 2 nespereiras será verdade

    • Luciano says :

      @Abel, não sei se é mesmo assim mas pelo menos confirmo que me disseram exactamente o mesmo quando comprei as minhas nespereiras no viveiro.

  5. Ze Midas says :

    Tenho duas nespereiras enormes. Uma delas começou a deixar cair bastantes folhas. O curioso, ou talvez não, é que as ditas folhas apresentam todas os bordos queimados (acastanhados). Será doença ? Alguma carência?
    Alguém me pode dar uma ajuda, para decifrar este mistério.
    Ze Midas

Trackbacks / Pingbacks

  1. QdM » A pequena maçã - 05/12/09

Deixe uma Resposta

