Favas, ervilhas e alhos

Hoje o Sr. Manuel, que não chove, veio dar mais um avanço na horta. Para além das favas, ervilhas, de grão e de quebrar, e os alhos, plantaram-se couves nabiça que ele simpaticamente trouxe do seu campo. A horta, acabada de lavrar e semear fica logo com outro ar.
A roçadora, que entretanto tinha avariado, e que lhe tinha pedido para levar à oficina, veio reparada. Filtro da gasolina sujo, cachimbo da vela partido e vela saturada.

10 responses to “Favas, ervilhas e alhos”

  1. Ana Ramon says :

    Aqui, tenho a mania de semear favas aquadulce e ervilhas telefone (não é para telefonares. É mesmo a qualidade delas). Dão sempre uma óptima produção. Que qualidade semeias?

  2. Ana Ramon says :

    Tornei aqui porque me esqueci de perguntar pela saúde da pequena Matilde. Espero que agora já esteja tudo bem. Um beijinho para vocês e para ela

  3. Luciano says :

    Estas sementes foram compradas avulso numa fugida ao grémio de Matosinhos. Estava com tanta pressa que nem perguntei quais eram as variedades. A única que vem referida na factura é a das ervilhas de grão e é ‘Progresso’. Curiosamente é este o primeiro ano que vamos semear ervilhas. Favas, nomeadamente as ‘Aquadulce’, e vários tipos de feijão, já foram ensaiados mas ainda não me decidi propriamente por nenhuns favoritos.

  4. elsa castelo says :

    A Matilde já salta e corre novamente, para nossa alegria.

    Obrigado, Ana, por perguntares.

  5. Susana Pinho says :

    Agora é a nossa horta que está à espera dos alhos!!
    Com tanta chuva, a única imagem que tenho quando penso na hortinha é a de muitas ervas daninhas a crescer bem viçosas nos sítios que andei a roçar (com o Gabriel)… é que a horta, tal como o resto, tem de estar bem arrumadinha e organizada para eu ficar satisfeita.
    Só quero ver que tal se vão dar os alhos “nostros hermanos” em terras de Sousa!! ( estou a brincar) Mas quando arranjar alhos para nós, vou trazer alguns para ti para experimentares.

  6. Luciano says :

    Isso das ervas daninhas só se resolve com Zen. Cada vez mais me convenço do disparate de andar sempre a contrariar a Natureza nestas coisas.
    Os alhos agradeço, até para tirarmos a limpo quais são os que resultam melhor.

  7. Paulo Costa says :

    A minha Alice gosta tanto de favas e aquelas que estão na terra, por falta de àgua , não se desenvolveram. Algumas já estão a florir e só atingiram a altura de 20cm. Ainda poderei semear favas em Fevreiro?

  8. Luciano says :

    Dependendo do local, podem ser semeados até Março, Abril. Mais tarde do que isso é que já não produzem grande coisa: chegam a dar flor mas depois a vagem e as sementes não têm tempo de crescer e amadurecer.

  9. Natalia Duarte says :

    vivo no nordeste transmontano em q mes devo semear ervilhas de grao

  10. mariana says :

    se alguem tiver um terreno pequeno em odivelas, que me queira emprestar para horta ficaria feliz. Bem hajam.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: