Pães de alho

Nos últimos tempos tenho andado a experimentar uma série de receitas novas para pães. Aproveitando um jantar de amigos cá em casa, foram dois de uma assentada: pães de alho para as entradas e pão de ananás, banana e côco para o chá à ceia.

Os pães de alho ficaram óptimos e, acabados de sair do forno são uma delícia!

Ingredientes:
3/4 chávena de água morna
1 colher de sopa de azeite com alho esmagado
1 ovo batido
1 colher de chá de sal
3 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento
+
1 cabeça de alho esmagados
2 colheres de salsa fresca picada
50g de manteiga
+
1 ovo batido para pincelar

Misturam-se os primeiros ingredientes na máquina e escolhe-se o programa massa. Prepara-se entretanto o recheio. Quando a máquina termina, divide-se a massa em 8 bolas. Em cada uma delas, abre-se uma cavidade, espetando o polegar, coloca-se um oitavo do recheio e fecha-se novamente a massa. Colocam-se as bolas num tabuleiro untado, tapadas com película aderente também untada. Deixa-se levedar até ao duplicarem de volume. Pincelam-se com o ovo e vão ao forno até dourarem, durante uns 15 ou 20 minutos.

O pão doce não resultou muito bem. A massa ficou demasiado líquida e o côco ralado, mais leve, ficou todo concentrado na metade supeiror da massa, enquanto a banana e o ananás se depositaram no fundo. O resultado foi saboroso ao paladar mas visualmente questionável: parecia que tinha saído da forma à força de explosivos. Hei-de experimentar uma outra vez, alterando as proporções dos ingredientes, a ver se corre melhor.

7 responses to “Pães de alho”

  1. Susana Pinho says :

    Como participante desse jantar posso confirmar que realmente os pães de alho são uma delícia!! Mas também o pão doce e toda a variada ementa com que nós, os convidados, fomos servidos. Parabéns aos cozinheiros! (Luciano e Elsa)

  2. Ana Ramon says :

    Bem ando a procurar uma máquina-maravilha dessas. Encontrei uma da Morphy Richards mas a cuba era tão pequena que só dava para fazer um panito com menos de um palmo. É um bocado ridículo logo eu que tenho um forno a lenha antigo e onde já fizemos uma fartura de pão de diversos tipos. Mas essa coisa de se atirar com os ingredientes lá para dentro, marcar uma hora e acordar com o cheirinho a pão acabadinho de fazer… deve ser uma maravilha!

  3. Luciano says :

    A nossa máquina dá para pães de 1300g, o que, na perspectiva de os fazer diariamente de forma fácil, é bem razoável. Costumam ser consumidos em dois ou três dias.
    A da minha irmã tem duas cubas mais pequenas. A vantagem é que se pode fazer só uma cuba, meia dose de pão, e portanto comê-lo sempre acabado de cozer. Podem também fazer-se dois pães diferentes em simultâneo.
    Em casa dela são só dois os comedores de pão, aqui somos dois e meio. Numa família maior creio que uma máquina de cuba grande seja mais prática .

  4. elsa castelo says :

    Estavam muito bons, sim senhor …

  5. Vitor says :

    a nossa máquina tem uma cuba que dá para pães até 750 g. Foi na Worten, Clatronic (ou qqr coisa parecida). Pode-se fazer também um pão mais pequeno dividindo a receita ao meio. O meu calcanhar de aquiles continua a ser o fermento, ainda não encontrei o tal fermento que o Luciano falou na receita do pão de banana. Brevemente vou experimentar essa receita dos pães de alho. Parecem apetitosos, só falta mesmo o cheiro nessa ilustração.

  6. Rita says :

    um pequeno truque que aprendi com a minha madrinha:

    quando se faz pão ou bolos que levem qualquer tipo de fruta, cristalizada ou não, antes de serem metidos na massa retirar o açucar (neste caso os cristalizados, colocar numa tacinha com agua fria) e depois envolvê-los em farinha.
    aqui em casa resulta sempre e é uma regra que tem sido passada de geração em geração na família.

  7. Luciano says :

    Obrigado Rita, vou testar num próximo pão que faça, para ver a diferença.
    Vitor, o fermento de que falei é este da Fermipan. Uso-o simplesmente por ser o que encontro no hipermercado. Como tem funcionado bem, nem me dei ao trabalho de procurar alternativas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: