Compostor

Até agora a compostagem tem sido feita numa pilha ao ar livre. Esta forma de compostar é a mais simples e sem custos mas tem alguns inconvenientes. Por um lado estava sempre a espraiar-se o que tornava difícil a tarefa de despejar os resíduos orgânicos da cozinha e regressar sem nada esborrachado sob as solas dos sapatos. Por outro, os materiais colocados na periferia da pilha secavam demasiado e praticamente não se decompunham.

Depois de ponderar várias soluções possíveis, optei pelas paredes de blocos soltos. Duram indefinidamente, ao contrário dos de madeira ou plástico, e permitem algum arejamento da pilha de composto. Por estarem soltos, permitem também afinar as dimensões dos compartimentos sem grandes dores de cabeça. Não será a mais bonita das soluções mas uma paliçada com uma trepadeira em redor ou até uns arbustos resolvem a questão.

Na parte da frente vão levar umas cantoneiras de ferro e umas tábuas de contraplacado marítimo, reciclados dos antigos portões da quinta. Será depois fácil encastelar mais ou menos tábuas para acompanhar a altura do composto dentro dos compartimentos. Neste momento só está feito um mas a ideia é fazer mais dois ao lado, num total de três: um para a pilha na qual se vão juntando os resíduos frescos, outra em processo de compostagem e outra ainda para guardar o composto pronto a ser usado.

É impressionante pensar que é deste monte disforme, pútrido, fervilhante de incontáveis insectos, vermes, bactérias e fungos, que depende a fertilidade e a produção da horta.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: