Meccano

Estou viciado. Comprei o meu primeiro Meccano há uma ou duas semanas atrás, com o intuito de me obrigar a não trabalhar à noite e a afastar-me do computador. Como está escuro e frio lá fora, não posso nem tratar da quinta nem da oficina, pelo que uma actividade destas me pareceu interessante.

Vi um Meccano pela primeira vez há muitos anos, ainda criança. Pertencia ao Toninho, primo da minha mãe. Estava cuidadosamente guardado dentro da caixa, num armário com portas de vidro. Não me deram autorização para lhe mexer, fiquei só a olhá-lo pelo vidro. A verdade é que estávamos em plena fase Lego, enquanto o Meccano se retirava para os cuidados dos coleccionadores.

Com alguma surpresa, quando este Natal passava numa loja de brinquedos, à procura de algo para a Matilde, encontrei uma estante dedicada só a Meccano. Os novos modelos são bastante diferentes, incluindo agora uma parte das peças em plástico, nomeadamente as rodas dentadas, e em menor quantidade.

É incrível como este brinquedo, espécie de engenharia em ponto pequeno, foi inventado há mais de 100 anos e continua a cativar tanta gente.

8 responses to “Meccano”

  1. Jose Rui Fernandes says :

    Eu tenho um Meccano com uns 30 anos! Tenho de ver onde pára isso.
    Hoje em dia, o Lego NXT era capaz de me cativar um pouco mais. E a astronomia… Isto fora das actividades normais, que já não são poucas.
    Afastar-me do computador é que não é possível. Tenho a casa “wired” há muitos anos e estou sempre a fazer algo que envolva o computador, no sofá, à mesa (agora), na cama… Mesmo para a astronomia e como total iniciado, já estou a congeminar forma de controlar o telescópio remotamente do conforto do lar, para não andar ao relento. Ando com tosse há um mês, no mínimo.

  2. Luciano says :

    Também já andei a namorar o NXT. Só que agora preciso mesmo de tempo longe do PC. São demasiadas horas por dia a tratar de coisas abstractas. Preciso de contrabalançar a coisa com uns minutos de hardware puro, de preferência não muito mais do que uns parafusos e respectivas porcas. Quando muito um bocadinho de ferro de soldar, para um circuito de controlo dos motores.
    Estou a ver que um dia também vamos ter de falar astronomia.

  3. Elsa Castelo says :

    Meccano ou a criança que há em cada um de nós !
    Neste caso concreto em ti :)

  4. Jose Rui Fernandes says :

    Não percebo de astronomia. Tenho um livro, umas revistas e comprei o Meade ETX-70 que apareceu no Lidl — como oportunidade de iniciação com um telescópio capaz para iniciados.
    O problema: Desde o Natal, apenas observei a Lua e não ando a vislumbrar tempo para me dedicar um pouco ao assunto. Isso e andar adoentado para estar ao frio (embora nesses dias o céu seja o mais limpo).
    Independentemente disso, ainda quero um adaptador para a máquina fotográfica e e ligar o ETX ao computador. A ver se tenho algum tempo.

  5. Luciano says :

    Bem, pelo menos já tens um telescópio! Eu ainda estou na fase das leituras e das espreitadelas nos dos amigos ;)

  6. Maria João says :

    Bonito blog! Belas fotografias! Eu tenho imensos legos dito normais, mas lembro-me de em miuda namorar o catálogo da Meccano… mas como tu dizes era algo inacessível para as crianças.
    O teu blog deu me vontade de ir acepipar coisas verdes! :)
    Até breve

  7. Jose Coelho says :

    Tenho um Kit meccano anos 30.
    Preciso das instruções.
    algúem tem que me arranje cópias?
    Kit Motor car constructor nº2
    Obrigado

Trackbacks / Pingbacks

  1. CRIMES E ESCAPADELAS » 25 meses - 02/13/07

Deixe uma Resposta

