Poda das videiras

Hoje o Sr. Manuel anda a acabar de as podar. Já só restam duas ramadas com videiras: a do estacionamento e a do patamar das ameixieiras. Para o ano, fica só a do estacionamento, que a outra vai ser convertida. Não sei ainda bem em quê mas será qualquer coisa como kiwis, ou maracujás, ou uvas de mesa, ou ainda outras essências frutíferas, que não pêra e maçã, que se adaptem bem a este tipo de formação.

5 responses to “Poda das videiras”

  1. Elsa Castelo says :

    Os maracujás seriam uma boa hipótese, por serem tão bons, biológicos (os nossos) e caros (no supermercado), mas não nos disseram em Castromil que não se davam muito bem nesta zona ?

  2. Luciano says :

    É natural que tenham mais alguma dificuldade em se estabelecerem, é também natural que mesmo depois a parte mais exposta fique queimada com as geadas, mas estou em crêr que pode resultar. Admito no entanto que o local mais indicado para eles seja nas paredes dos taludes virados a Sul – a parede do fundo da horta seria ideal.
    Temos uma hipótese a menos, portanto. Mais alguma ideia?

  3. Filipe says :

    Os kiwi davam-se bem aí, com o gelo de Inverno produzem mais no Verão. Em relação ao maracujá deve ser o edulis, o roxo pequeno, dos Açores, o mais resistente dos P. edulis. Existem outros maracujás resistentes ao frio, como o P. molissima, das altitudes altas dos Andes.
    Este ano estou a fazer uma experiência nesse tuipo de latada com a pera nashi, que se está a desenvolver muito bem e o ano passado deuos dois primeiros frutos muito saborosos.
    As fambroesas também as tenho em latada, tens é que preparar para uma poda lenta e com luvas, a variedade idaeus, que se dá bem aí quase de certeza tem picos pouco agresivos. Se me lembrar de masi digo

  4. Luciano says :

    Obrigado pelas dicas Filipe.
    A propósito de adaptação ao clima, achas que tenho algumas hipóteses com as bananeiras? Deve ser fantástico poder colher um cacho como o teu!
    Curioso também verificar que vens de um DEETC (DEEC no meu caso, e só por formação).

  5. humberto says :

    tenho uma latada na cidade de Giruá – RS clima sub tropical.
    Gostaria de utilizala , talves com pera japonesa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: