Glicínia

Hoje, enquanto dava uma volta pela pérgula, ao olhar para as glicínias por podar, reparei que algumas tinham ainda as vagens. Ainda suaves ao toque, como veludo, têm um ar coçado. Ao contrário do que seria suposto, estas não se abriram para libertar as sementes.
Resolvi trazê-las para dentro.

Apesar do seu ar delicado, as vagens estavam duras, lenhificadas. No seu interior, de uma a três sementes. Parecem-me estar ainda viáveis para germinar. As glicínias criadas a partir de semente são de qualidade variável e demoram anos até florir. Ainda assim, vou experimentar a ver o que dá.

4 responses to “Glicínia”

  1. Pó de Arroz says :

    Vai ver que vai valer a pena a espera!!!
    Espero ainda ver umas fotografias!!! Será bom sinal!!!
    E como vai a quinta? Ainda faz muito frio por aí?

  2. Filipe says :

    O meu DEETC, é do ISEL em Lisboa, o teu donde é?
    Em relação à bananeira, não sei bem em que zona em que estás, mas se o abacate que uma vez vi num post teu, sobrevive, a bananeira também deve sobreviver, com o risco natural de se queimar toda no Inverno. É questão de tentar, este ano vou “desmatar” uma série delas, por volta de Março.
    Andei à procura de um mail teu mas não encontrei, que quiseres envio-te um pé na Primavera.

  3. Luciano says :

    Obrigado Filipe. A tua oferta é muito generosa! Confesso-te que a ideia de ter aqui uma bananeira a produzir é deveras aliciante.

    Mais do que frio, Pó de Arroz, agora temos chuva. E que falta ela estava a fazer!

  4. EDNA FERREIRA says :

    olá!! eu ñ conhecia essa planta tão linda chamada glicinia ,gostaria de saber se vc vende ou doa sementes , por favor me responde,estou apaixonada por ela,se vende me diz o preço, meu cep 12040-560
    taubaté sp meu nome Edna Ferreira…..muito obrigada..

Deixe uma Resposta

