Delicatessen

Os espargos, sob efeito destes primeiros ares de Primavera, começam a emergir do solo. De início tímidos, redondos e rosados, numa questão de dias passam a robustos caules verdes, com os gomos das folhas já destacados do corpo. Algures num ponto intermédio, são uma iguaria. E como qualquer bom garfo sabe, os turiões de espargo, acabados de colher e levemente salteados, juntamente com umas gotas de limão, são algo com que se sonha todo o ano e de que se disfruta apenas nestas breves semanas Primaveris.
É certo que, durante o resto do ano, os há enlatados ou importados do hemisfério Sul mas a verdade é que não há delicatessen como a nossa horta. Será talvez por isto que tantos ex-chefs se tornam produtores hortícolas, e que tantos hortelões são pequenos mestres cucas à hora das refeições.

5 responses to “Delicatessen”

  1. Elsa Castelo says :

    Para mim são a iguaria número 1 da nossa horta :)

  2. Filipe says :

    Nunca plantei espargos, queres dar umas dicas

  3. Ana Ramon says :

    Luciano, tenho aqui três plantações de espargos. Na primeira, feita há 3 anos já poderei apanhar os turiões mais à vontade. Antes desse tempo disseram-me que não se devem apanhar muitos para não enfraquecer a espargueira. Mas precisava que me dissesses como são os montes que fizeste por cima. Eu tinha os montes em terra e colhi espargos normalmente… Mas há uns meses disseram-me que esses montes devem ser feitas com areia (de rio para não ter sal) para os turiões crescerem à-vontade. Foi assim que fizeste?
    Um abraço

  4. Ana Ramon says :

    Ah… e quando os colhes para comer, costumas pôr umas horas em água fria? A minha nora que é belga disse-me que realmente os pais sempre que colhiam os espargos, metiam-nos dentro de um balde com água. Este pormenor escapa-me porque não encontro nada escrito sobre este procedimento

  5. Luciano says :

    Creio que os espargos são colocados em água para diluir algum do seu sabor amargo. Nós por cá não o fazemos porque os achamos óptimos assim mesmo – embora algumas variedades possam ter paladares diferentes. Os nossos são d’Argenteuil.
    Amanhã, com um pouco mais de calma, faço um resumo do cultivo dos espargos.

Deixe uma Resposta

