Amor – ódio

Acacia dealbata.

A mimosa que cresce lá em cima, entre os penedos, está a florir. Tem um perfume maravilhoso, que se sente à distância. Quando toda a zona dos penedos e o patamar das oliveiras estavam sob o seu domínio, cá em baixo, em casa, conseguia-se inalar a sua essência.
Pena é ser uma espécie exótica infestante, de tal forma que tivemos de as cortar todas. Todas menos uma, que, ainda assim, as mimosas cheiram divinalmente.

Será assim também com os Homens. São umas criatura giras, curiosas e espertas, mas invadem o espaço todo, exterminam as outras e poluem que se fartam. Um dia destes, vai ser preciso desbastá-los. Pode ser que sobrem alguns, só pela piada.

Advertisements

5 responses to “Amor – ódio”

  1. jorge gomes says :

    Muito boa analogia. Nunca tinha pensado nisso, e passei muitos sábados a exterminar acácias. Tornei-me especialista, conhecia-lhes as manhas, os truques de sobrevivência. Agora já não estou tão seguro de que valha a pena, ou que seja o caminho … bastaram uns quantos incêndios.

  2. jp says :

    muitas Homens nao cheiram divinalmente.

  3. Micas10 says :

    Seria bom saber mais sobre os métodos de gestão e exterminação das acácias-mimosas para controlar a infestação e restaurar o equilibrio na floresta.

  4. Jose Rui Fernandes says :

    Ainda não tive oportunidade de comentar a bela mimosa…
    Custa-me que qualquer árvore tenha que cair, no entanto, sabendo o que sei hoje (via artigos que publiquei da Elizabete Marchante), qualquer acácia não teria futuro no Sargaçal — e já andam lá bem perto. Produzem milhões de sementes que são levadas pelo vento e pelos pássaros.
    Acho que deixaste uma a mais, é pena, mas é verdade.

  5. Claudia says :

    A minha avó chama-se Mimosa :) Ela disse-me que se trata actualmente de um nome não autorizado. Deve fazer parte do combate à praga :)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: