Reparação do balão de pressão

A água quente continuava amarelada e ferrujenta pelo que tive mesmo de tratar do problema do balão de pressão. Foi uma aventura que durou quase todo o dia.
Ao desmontar o tubo que liga o balão ao circuito hidráulico, deparei-me com o primeiro problema: estava de tal maneira “soldado” que não tive outro remédio senão desmontar o balão pela falange. Lá dentro um diafragma completamente desfeito. Este, segundo vim a saber depois, ainda era feito em silicone, ao contrário dos que hoje em dia se usam, de borracha preta.
Segundo problema: não havia destes diaframas, de 80l e bocal estreito, em nenhuma das drogarias e casas da especialidade aqui das redondezas. Resolvo ir ao Porto para não andar mais às voltas. Tinham-me indicado a Rua do Almada, que é onde se vai quando se procura ferragens, mas pelos vistos não quando se procura material de pichelaria. Nesse caso é na Mouzinho da Silveira.

Regressado com o diafragma, escovei e lavei o melhor que pude o interior do balão. Como não tinha água em casa, para o poder fazer tive de ligar uma mangueira lá acima ao depósio de rega. Deixei o balão ao Sol para secar o melhor possível.
A fase de montagem também não foi fácil, principalmente acertar com a válvula de enchimento do balão – que serve também de gancho para manter o diafragma na posição vertical. Com o braço enfiado até ao ombro na abertura da falange só chegava ao topo mesmo com a ponta dos dedos. Usei talco para conseguir fazer passar o diafragma mais facilmente pela abertura do balão. Depois tornei a colocar o balão no sítio e apertei os parafusos da falange.

Como tinha retirado muita lama do balão, imaginei que o cilindro estivesse também com depósitos no fundo. Esvaziei-o e, usando mais uma vez a mangueira de rega, procurei injectar água pelas abertura dos tubos mais acessíveis, para tentar desalojar os sedimentos. Saiu muito lixo mas penso que não todo. Provavelmente terei de repetir a operação.

5 responses to “Reparação do balão de pressão”

  1. francisco says :

    Boas.. tenho um balão parecido com esse em k o diafragma foi a vida.. dava para alguem m dizer onde posso encontrar um a venda.. obrigado xikitu@hotmail.com

  2. Luciano says :

    Francisco, estes diafragmas encontram-se em pichelarias ou casas da especialidade. Se for perto do Porto, posso ser mais específico. E boa sorte para a reparação!

  3. francisco says :

    abrimos e limpamos a membrana velha e ficou a funcionar… lol. mas de qualquer modo convem pensar em trocá-la. sou da zona de coimbra mas se m puder dar o nome de uma loja ou duas dai onde possa começar a ver preços agradecia. obrigado!!

  4. catia says :

    ola, gostava de falar consigo sobre o seu balão… é possivel??

    contacte-me pf com a maxima urgencia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: