Colheita de ervilhas

As ervilha de quebrar já estão prontas a colher. Algumas até já tinham passado o ponto. Durante as próximas semanas há que lhes fazer uma visitas regulares, porque quanto mais se colher, mais produzem. Não descurar as regas, que o tempo vai seco.

As favas também já estão a desenvolver-se. Este ano temos tantas que acho que vou experimentar esta receita do LOF.

No meio do faval, esta ervilha, misturada por engano na altura da sementeira, destaca-se. A propósito, A Ervilha Cor de Rosa mudou.

9 responses to “Colheita de ervilhas”

  1. Bi says :

    De certeza que são ervilhas de quebrar? Não serão ervilhas de grão????

  2. Luciano says :

    Venderam-me a semente como sendo de quebrar. Mas também como é que se distingue exactamente um tipo do outro?

  3. Luciano says :

    … parece que são mesmo de grão. Telefonou-me há pouco o meu pai com a mesma pergunta. Ele experimentou inclusivé cozinhá-las mas eram demasiado fibrosas.
    Agora fiquei sem certeza quanto às outras, as de trepar: serão de grão ou de quebrar? Quando mas venderam no grémio devem ter feito uma troca. Ou então fui eu que baralhei tudo!

  4. Luciano says :

    Entretanto diz o meu pai que as de quebrar se distinguem por terem a vagem mais curva, como uma ferradura.

  5. Ana Ramon says :

    Olá Luciano. Pois aqui por casa já estou capaz de outra. Fui só eu que adoeci, mas tenho a mania de falar no plural :))
    Agora sobre as ervilhas de cortar.. as minhas ainda estão só com um palmo de nascidas – atrasei-me na plantação – Mas o ano passado também tive ervilhas de cortar e o tamanho da vagem era igual ao da ervilha de grão, só que ficavam espalmadinhas. Também já tive as de vagem em forma de ferradura mas gosto mais destas direitas. Tenho que ter o cuidado de as colher ainda bem tenrinhas. Sobre a ervilha de grão escolho sempre a marca “Telefone”. Por ter grãos grandes e também por ser um nome fácil de fixar. Este ano vou semear chícharos. Experimentei há 2 anos. A colheita mal deu para ser comida e guardei para semear de novo. Ah.. e se souberes onde posso arranjar tupinambos, diz-me porque estou curiosa com esta cultura. Um beijinho para todos

  6. Luciano says :

    Para os tupinambos, ou alcachofras-de-jerusalém, acho que já passou a altura de plantar. Encontrei-os à venda no Organic Catalog.
    Nunca os provei mas penso serem qualquer coisa do género batata doce, não?

  7. Couto says :

    Semeei as minhas ervilha é pouco tempo e ainda estão com cerca de 3 cm de altura :-( se calhar já vou tarde para ter uma colheita decente

    Couto
    http://ahortadocouto.blogspot.com/

    (“iniciante” sigam o meu blog)

  8. david says :

    plantei as priemiras em meados de abril deste ano, quando achas que vou colher??sds

Trackbacks / Pingbacks

  1. QdM » Coração de boi - 04/16/07

Deixe uma Resposta

