Cebolo transplantado

Hoje o Sr. Manuel esteve a transplantar o cebolo. Já estava bem graúdo e, estando mais tempo no alfobre, acabaria por atrasar o desenvolvimento. A técnica usada é interessante e, feita por quem sabe, rápida. Cava-se uma vala em V e comprime-se um dos lados com a enxada; depositam-se os pés de cebolo como se vê na fotografia; espalha-se composto no fundo da vala; depois, ao abrir a vala seguinte, a anterior é tapada com terra. O resultado é um perfil em zigue-zague, com o cebolo nos vértices mais fundos.

O cebolo é retirado do alfobre com cuidado para não danificar as raízes. Usa-se uma forquilha enfiada por baixo para aliviar o solo e puxam-se punhados de plantas.

Depois é regar, para o solo acamar e se ajustar às raízes. Amanhã ou depois, vão começar a arrebitar, voltando à posição vertical.

10 responses to “Cebolo transplantado”

  1. Elsa Castelo says :

    Técnica interessante e ao que parece muito rápida e eficaz :)

  2. Susana says :

    Esta forma de colocar o cebolo na terra não te pareceria novidade se tivesses visto o nosso cebolo o ano passado!!

  3. Paulo Mendes says :

    Um lavrador meu amigo, já idoso, diz que “o cebolo é a planta mais bonita da lavoura”, e acho que tem razão.

  4. goreti says :

    Vendo isso, voltei á minha infância, qdo plantava cebolinho com o meu pai, ele abria as valas e eu colocava o cebolinho!!!!!!!!!
    Que saudade!

  5. carlos says :

    Algum dos meus amigos sabe onde posso adquirir um libro sobre o cultivo de cebolo, é que gostaria de me dedicar ao cultivo desta planta para venda, obrigado pela atenção…

  6. mayara says :

    essa imagem foi boa!
    isso q eu achei e o texto
    tambem foi otimo e muito intereçante!!!
    xau beijãoOO

  7. rafael says :

    eu ia plantar amanha cebolo, e cria ver maneira de plantar e esta parece ser boa vou usala! tambem vendo cebolo alfaces blablabla para plantar e semear!

  8. Júlio Santos says :

    Bom dia a todos,

    Gostei de ver as fotos e saber que se pode aplicar adubo ou fertilizante junto aos pés das plantas. Já conhecia esta técnca pois no Marco de Canaveses,onde tenho uma casa, faz-se igual. Vou plantar o meu cebolo amanhã.
    Compro normalmente plantas para cultivo pelo que se alguém tiver, contacte-me.
    Uma oa Páscoa.

  9. Elisa says :

    Adorei a foto…plantei uma mão de cebolo há coisa de 3 semanas mas fazendo o buraco para as colocar logo em pé. Adorei a explicação e o blog. Parabéns

  10. Milu says :

    Eu plantei o meu cebolo dessa forma. Mas agora tenho um problema…não está ainda na vertical, quer dizer está mas muito murcho, será normal? E digam-me, por favor, exige muita água ou pouca?

Deixe uma Resposta

