ZTR v1
Nos serões, tenho andado às voltas com um protótipo, em Meccano, de um veículo ZTR – Zero Turn Radius, ou seja, que é capaz de girar sobre si próprio. Estou a pensar numa coisa tipo cortador-de-erva-e-transportador-de-pequenas-cargas para usar cá dentro da quinta. Como alguns dos patamares são bastante estreitos, a capacidade de inverter a marcha num espaço reduzido, ou nulo, é fundamental.
Estou a experimentar possíveis soluções para o chassis. O eixo dianteiro, com duas rodas motrizes independentes, é linear e, para já, nem penso sequer em suspensões. No protótipo usei uma série de rodas dentadas para desmultiplicar a velocidade do motor. Ainda assim, é demasiado rápido – acho que lhe vou diminuir a voltagem de alimentação. Na fotografia só está montado um motor.
O eixo traseiro tem duas rodas livres e, para permitir o contacto permanente das quatro rodas com o chão, é pivotado. Em teoria tudo funciona mas no teste do protótipo verifiquei uma série de coisas: mesmo com algum ângulo de caster, as rodas oscilam bastante, provocando alguma instabilidade no veículo; ao encontrar um obstáculo significativo no caminho (no mundo dos protótipos, a lombada de um livro é um obstáculo significativo!) a roda pode girar e colocar-se paralela, bloqueando o avanço; por último, em rotação rápida de raio nulo, o eixo traseiro pode capotar!
Claro que este último ponto pode ser resolvido com limitadores de movimento – para já a rotação, como se vê na fotografia é livre. Outra fonte de problemas pode ser o facto de estar a usar rodas com o mesmo diâmetro e largura que as do eixo dianteiro. Como não fazem tracção, podem perfeitamente ser mais pequenas – tenho de improvizar umas que as do meu Meccano são todas iguais.
A experiência seguinte será com apenas uma roda no eixo traseiro. Deixa de haver pivot e charneira mas, por outro lado, o comportamento em plano inclindo será menos seguro.
boa ideia mas cal a função do teu prototipo
A ideia, ainda a precisar de amadurecer, é contruir um “tractor” eléctrico para usar cá na quinta, preferencialmente do tipo Zero Turn Radius.