Licranço

Anguis fragilis

Mais um encontro imediato. Ía a subir as escadas do rio para casa e quase calco este licranço, também conhecido por cobra-de-vidro, que repousava sossegadamente num degrau. Na verdade não é uma cobra mas sim um lagarto, embora sem membros. Este é um macho com quase 40cm de comprimento.

Estes répteis alimentam-se de caracóis, lesmas, minhocas, aranhas e insectos. Continuo é por perceber como é que, sendo úteis para o homem, controlando alguns inimigos dos agricultores, acabam por ser vítimas mortais, mal sejam avistados, de preconceitos enraizados e completamente infundados.

9 responses to “Licranço”

  1. rosa says :

    O medo e a ignorânia são o que de pior existe na humanidade.

  2. Nuno Pinto Lisboa says :

    Nas freguesias de Guimarães os antigos diziam “quem é ferrado por um licranço não tem hora nem descanso”!
    Em tempos, o medo aterrorizou por completo quase toda a população, levando a maior parte das pessoas a chacinar todo o tipo de cobras e a inventar os mais variados ditados para justificar os seus actos…
    O que fazer agora?
    Continuar a matar este lindo e útil ser, contribuindo para o desequilíbrio dos ecossistemas?!

  3. David Fernandes says :

    Depois do “pousio” de inverno resolvi este fim de semana cortar a “relva” do jardim lá de casa (relva é eufemismo, devia dizer mais “matagal”).
    Ainda mal tinha começado dá-se o primeiro avistamento. Confesso antipatizar com bichos rastejantes mas não a ponto de chacinar tudo o que mexe. Ora bem, a partir deste avistamento, redobrei cuidados com a máquina de cortar relva. Finalizado o trabalho, já mais para a tarde, contabilizei 7 licranços (7!!!). Dois, infelizmente, não resistiram à máquina de corte mas 5 encontram-se, acredito eu, felizes da vida num baldio com sol, com sombra, com humidade, perto lá de casa. Estou todo satisfeito.

  4. tatiana says :

    odeio tudos os bichos que rastejam… e nao me digam que nao sao perigosos nem horriveis….

  5. alunos 2.º 4.º ano Paço Mujães Viana do Castelo says :

    Ficamos a saber pela internet que o licranço ou “descanço” como dizem na nossa terra, é um animal inofensivo que por outo lado cuida do nosso jardim, matando os animais que o estragam: caracóis lesmas, aranhas, larvas de insectos e minhocas.
    trata-se portanto de um “querido lagarto” que devemos cuidar e proteger
    agora vamos avisar os nossos pais e peessoas do campo para protegerem o “descanço” ou licranço

    • Luciano says :

      @alunos 2.º 4.º ano Paço Mujães Viana do Castelo: Sim, é mesmo isso. É bom ver que, de geração em geração, a atitude das pessoas vai mudando. Parabéns!

  6. Renato says :

    eu avistei no meu jardim 3 bichos semelhantes a esse mas nao tenho a certeza se são a mesma coisa…tinham cerca de 20 cm, a pele coberta de escamas era azulada por cima e de um tom semelhante ao rosa por baixo. os meus pais dizem k se chamam escouparinhos e que são venenosos…pesquisei mas não encontrei nada na net a falar em escouparinhos.
    algem m podia dizer se são a mesma coisa?

  7. Maria says :

    Boas tardes,é assim eu tenho uma colega minha de trabalho que tem uma amiga enfermeira no Hóspital de S.João essa enfermeira tem uma filha pequena de 7 anos depois do recreio escolar a criança começou a sentir-se mal a mãe foi chamada á escola com urgencia sendo transportada de imediato para o Hóspital onde a mãe trabalha,ninguem sabia o que a criança tinha ao final de tantos exames viram o estado da menina e o médico disse á mãe que a menina se antes de completar as 24horas não comessasse o nivel das plaquetas do sangue a subir que a menina morreria, tendo a criança que ritirar todo o sangue dela e sendo admenistrado novo sangue de dadores compativeis porque as plaquetas estavam a desaparecer e entrou quase em coma o médico disse que se não fizessem aquilo a menina morreria conclusão depois de o sangue ter sido todo tirado e ter sangue novo e limpo e tendo levado o dela para analise,viram que ela tinha sido picada por este lindo bicho enquanto brincava no recrio da escola onde andavam a fazer umas obras e tinha uma poça de água e relva , Esse lindo bichinho não é assim tão inofensivo como se vem a fazer crer, Quidado com todos os bichinhos rastejantes nem sempre são o que parecem…

  8. José says :

    Só existe um comentário possivel para os alertas de cuidado com os bichinhos rastejantes. Está logo no inicio. Medo e ignorância. Olhem que os bichos não rastejantes também nem sempre são o que aparentam. Por favor evoluam!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: