Empada campestre

Depois de tantos pedidos, e de novo com algum tempo livre, eis a receita da empada. Desenganem-se no entanto com o ‘campestre’, que o prato dá as suas voltas e demora o seu tempo. A parte mais divertida é, sem dúvida, fazer o entrançado em massa.

Ingredientes:

125g de manteiga
250g de farinha de trigo
50ml de água
+
1 cebola
1 pimento verde
1 pimento vermelho
150g de abóbora
1 batana
100g de bróculos
1 cenoura
+
30g de farinha de trigo
250ml de leite
2 gemas de ovo
60g de queijo Cheddar ralado
+
1 ovo batido

Misturar muito bem a farinha e a manteiga. Juntar a água e amassar até obter uma massa firme (juntar mais água se necessário). Dividir a massa em duas porções. Com o rolo estender uma delas com a dimensão necessária para forrar uma tarteira redonda canelada (a nossa tem uns 22cm de diâmetro). Levar a tarteira forrada ao frigorífico durante vinte minutos.
Entretanto estender a restante porção de massa, num círculo com sensivelmente o diâmetro da tarteira. Cortar em tiras de 1cm de lado. Sobre uma folha de papel vegetal enfarinhada colocar as tiras pares na vertical, com 1cm entre elas. Depois entrançar com as tiras ímpares, na horizontal. Também vão para o frigorífico para endurecer.

Retirar a tarteira do frigorífico, cobrir com papel vegetal oleado bem aconchegado à massa e levar ao forno, aquecido a 180ºC durante 10 minutos. Passado esse tempo retirar a cobertura de papel e deixar no forno por mais 10 minutos, até alourar. Retirar do forno.

Para o recheio, preparar todos os vegetais, picando-os. Refogar a cebola até amaciar e juntar os dois pimentos. Os restantes vegetais podem ser cozinhados ligeiramente a vapor, até ficarem macios. Juntá-los ao refogado.

Preparar entretanto o bechamel. Derreter a manteiga num tacho pequeno, juntar a farinha e deixar cozinhar, mexendo sempre, durante uns dois minutos. Reduzir o calor e adicionar gradualmente o leite, mexendo sempre, até ferver e engrossar. Retirar do fogão e misturar o queijo ralado e as gemas de ovo.

Deitar o molho sobre os vegetais e misturar bem, colocando finalmente o recheio na tarteira. Pincelar os bordos da massa com o ovo batido. Com cuidado posicionar o entrançado de massa sobre a tarteira e fazer deslizar a folha de papel vegetal. Recortar as bordas e esmagar as pontas para as unir à base. Pincelar por cima com o ovo batido. Vai ao forno por 30 minutos, até alourar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: