Crumble de ameixas

A minha versão do crumble ficou com um aspecto algo diferente do tradicional. As ameixas que usei era bem maduras e sumarentas, de tal forma que, a dado ponto da cozedura, submergiram a crosta, qual cataclismo atlântido. No entanto, o cheiro que ía saindo da fornalha, quase a marmelada de ameixa, assegurou-me que o resultado, longe de um desastre, seria algo de interessante.

Ingedientes:

1Kg ameixas maduras
1/4 de chávena de açúcar mascavado
1 colher de sopa de Maizena
raspa de uma laranja pequena
+
1 chávena de flocos de aveia
1 chávena de farinha de trigo
1/2 chávena de açúcar mascavado
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de sal
1/3 chávena de manteiga
1/2 chávena de iogurte natural

Aquecer o forno a 200ºC.

Partir as ameixas em pedaços grandes, retirando-lhes o caroço. Numa tijela, misturar o açúcar e a Maizena, juntando e envolvendo depois os pedaços de ameixa e a raspa de laranja. Verter a mistura numa travessa de ir ao forno.

Para a cobertura, misturar numa tijela a farinha, a aveia e o açúcar. Juntar a manteiga e depois o iogurte, até ficar homogéneo. Espalhar por cima das ameixas na travessa.
Vai ao forno durante 20 ou 30 minutos, até dourar.

Servir quente, acompanhado de gelado.

O contraste de sabores, a oscilar entre o doce e o amargo, bem como de texturas, com o suave do gelado e o crocante da massa, são deliciosos.

6 responses to “Crumble de ameixas”

  1. Claudia says :

    Na minha opiniao, com o sumo o crumble deve ficar ainda melhor que o tradicional. S’o de olhar engorda :)

    Tambem deve ficar interessante com umas colheres de iogurte grego. Os meus pais arranjam no El Corte Ingles ou entao fazem um truque que um colega grego que trabalhava comigo em Aveiro me ensinou: iogurtes naturais do Lidl, colocados durante umas boas horas num filtro de cafe (de papel).

  2. Luciano says :

    Cláudia, parece-me boa a sugestão do iogurte grego. Hei-de experimentar o truque.

  3. Zelia says :

    parece-me bem bom:)
    Eu de ameixas nunca fiz, mas de maçã e frutos silvestres é uma delícia:)

  4. movimento pela net mais barata says :

    tem um ar delicioso. mhannnn! Receitas para net baratinha no nosso blog.
    chuack!

Trackbacks / Pingbacks

  1. QdM » Eia tanta ameixa! - 05/4/09

Deixe uma Resposta

