Pena Aventura Park

Nunca tinha ido a nenhum parque do género. Não fora o desafio de um amigo, que organizou o passeio, e certamente lhes continuaria indiferente.
O Pena Aventura Park fica nas imediações de Ribeira de Pena, perto da autoestrada. Creio, aliás, que a autoestrada foi construida para que coisas como esta pudessem existir. E mais casas, certamente.
Depois de um lauto almoço nos Passos Perdidos, altamente recomendável, em Vilarinho da Samardã – que também tem uma autoestrada novinha em folha a passar mesmo ao lado, seguimos para o pólo principal.

O parque tem um outro pólo, na montanha defronte, do lado de lá do vale. Unindo-os, a pièce de résistance do menu de aventuras: um cabo para slide com 1500 metros de comprimento, o maior do mundo, segundo apregoam, onde se chegam a atingir velocidades de 130Km/h. Acontece portanto tudo muito rapidamente e, em cerca de um minuto, transpõe-se o vale, com a catenária a acelerar primeiro e a ajudar na travagem depois. Diz quem experimentou, que o embate com insectos desafortunados ao longo da trajectória é coisa para aleijar.

Para os menos aventurosos existem outras alternativas, tais como trampolins, com os ginastas mantidos em suspensão por um par de elásticos, ou ainda percursos radicais com váriados graus de dificuldade. Alguns dos elementos do nosso grupo chegaram à última etapa do percurso já sem forças para o último desafio, a escalada. Eu, que entretanto estava só a assistir e a fotografar, fui chamada à pedra, ou à parede neste caso.

Não estava prevenido, não tinha calçado apropriado mas uma escalada é uma escadala. Enfiei o capacete, apertei o arnês, tirei as sandálias e lá fui eu.
É interessante observar como os seres humanos, alguns pelo menos, gostam de, propositadamente, se colocar em situações adversas só pela gratificação que obtêm ao conseguir superá-las.

16 responses to “Pena Aventura Park”

  1. Susana Pinho says :

    Foi muito agradável esse passeio!
    Agora, com o Gabriel, já penso duas vezes antes de me atirar de cabeça para esse tipo de actividades, mas que no final fiquei com vontade, lá isso fiquei!!
    Tu é que parecias um macaquinho de tão ágil e rápido.
    Até o Jorge se aventurou nas alturas, apesar do seu receio, e mostrou que afinal há quem “trepe mesmo pelas paredes”… desta feita sem se estar sob os efeitos dos nervos!!

  2. carolina says :

    Foi mesmo fixe Luciano!
    O almoço foi seca, mas depois valeu a pena.
    Acho que a Matilde, o Gabriel, a Sofia e a Luísa quando forem do meu tamanho também vão adorar saltar no trampolim e todos aqueles percursos perigosos.
    Um beijinho à Matilde e agora vou dormir, antes que o meu pai se zangue comigo.

  3. Luciano says :

    Sim, foi muito bom. O António está de parabéns.
    Eu não sabia era que tinha leitoras do blog tão novinhas. Beijinhos Carolina!

  4. Luciano says :

    No Youtube um vídeo da descida do cabo na primeira pessoa:

  5. Sandra cristina says :

    O cabo esta muito fiche eu gostei muito!!Foi um passeio fiche!

  6. Manuela Gonçalves says :

    Adorei a experiencia. Foi o máximo

  7. aurélia rodrigues says :

    Uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Tens de experimentar… é só adrenalina… é uma sensação espectacular.
    Adorei e quando voltar a Ribeira de Pena vou repetir! Obrigada a todos.

  8. rui costa says :

    Estive lá no último sábado, dia 6 de outubro, e gotei mt. As pontes são fáceis de fazer, e todo o percurso não é difícel, óptimo para quem não tem grande reparação física, mas o local é extremamente agradável, e o passeio no Cabo Fantástico é fenomenal

  9. rafa says :

    foi a pior experiencia que tive na minha vida, é uma desilusão completa, não recomendo a ninguém

  10. Pedro says :

    Este passeio foi altamente cool
    foi um espectaculo
    adorei
    adorei a escalada e as pontas…
    foi um dia facinante…

  11. jasmin says :

    boas..
    sou monitor no pena aventura park e é sempre bom ouvir comentários agradáveis sobre o park. visitem o nosso site que há novas actividades no park tal como: kart cross, novo percurso aventura de grau de dificuldade elevada e um mini golf (estas 2 últimas a partir de julho).!

    serão sempre bem vindos

    ate…

  12. Hélder Ferreira says :

    Foi muito agradável o passeio a esse local.
    Parabéns.

  13. Paulo Cerqueira says :

    Boas, so para dizer k kem vai ao pena aventura park nao vem dezilodido,nao à nada k nao keiras fazer,aprobeita e vai a Ribeira de Pena.Para o park parabens.

  14. liliana says :

    o pena aventura park faz festas de anos em novembro?eu ja la fui duas vezes pela escola e gostei muito e queria saber se esta aberto em novembro

  15. carla says :

    o pena aventura park é um local de turismo aventura espetacular…
    quem la vai uma vez,, sempr la voltará mais 2, 3 ,4…. pork é algo de estraordinário.. tem actividades fantasticas e com muita adrenalina..
    por isso kem nao konhece ke venha konhecer pork nao se vão arrepender…
    recomendo a toda a gente ke gosta d avnturas e mesmo as k nao gostam, vao adorar….

    muitos parabens a todos os responsáveis por est envento na nossa regiao e tambem muits parbns para todos os monitores ke se empenham a ajudar..

    pena aventura park… vem deskubrir e aventurart ,nesta pura aventura..eheh

  16. jpaulo says :

    espero gostar mas pelo k vejo no youtube parece ser fixe ja esperimentei slide mas nunca tao grande espero gustar vou la com a escola em maio esse cabo gigante espera -me depois digo s gostei ou nao mas d certeza k vou gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: