Papagaio de papel

Depois de ter visto alguns a voar bem alto, durante as tardes na praia, a Matilde ficou entusiasmada com a ideia de fazer uma papagaio de papel. Claro que a participação dela na construção é ainda pequena, ajudando a cortar fios ou a segurar os nós com um dedo mas, já em plena fase dos porquês, ficou a saber para que servem as canas de bambu, o papel de seda, os fios, os nós, a cola…

Uns dias antes tínhamos parado numa papelaria para comprar o papel de seda, cujas cores ela escolheu. Amarelo claro, amarelo escuro e cor de laranja.

Mais tarde fomos cortar canas de bambu, ainda relativamente verdes. Com uma faca, rachei-as longitudinalmente em metades – não foi muito fácil manter um corte direito. Resultaram duas meias canas com 1m de comprimento, que foram amarradas perpendicularmente uma à outra: a asa centrada na coluna, a 15cm da cabeça.
A asa foi arqueada com ajuda de um fio esticado entre as pontas. Depois uniram-se os vértices uns aos outros com fio norte, formando as arestas onde será colado o papel.

As folhas de papel de seda foram sobrepostas e coladas, obtendo-se uma superfície única com tamanho suficiente para cobrir o esqueleto de fio e bambu. Pausa para deixar secar bem o papel.

Etapa seguinte: corte do papel e colagem.

Advertisements

5 responses to “Papagaio de papel”

  1. Bi says :

    Faz-me lembrar aqueles balões de S. João, que vocês, Papás, cortaram, colaram, etc, já lá vão uns anitos…

  2. Susana Pinho says :

    Alguns dos que vimos na praia voavam bem , mas eram daqueles industriais… o bom mesmo, para além de os ver voar, é poder contruí-los!! E é engraçado em todas as etapas ouvir a Matilde dizer:”Que estás a fazer?” e “Eu ajudo!”
    A expectativa de o ver no céu é grande!!

  3. Luciano says :

    Também me lembrei dos balões de S. João. Foram uns serões bem divertidos. Hoje, no entanto, sou incapaz de lançar algum, com receio de que se incendeiem e caiam sobre algo conbustível (menos provável quando partiam da Sra. da Hora em direcção ao mar).

  4. Elsa Castelo says :

    Correndo o risco de me adiantar … mas … e o vento ?

  5. Luciano says :

    spoiler!
    (é o que dá andar a fazer backloging…)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: