Manutenção da caldeira

Não foi logo quando devia mas também não foi tão mau como no ano passado. Antes da limpeza propriamente dita, estive ainda a fixar definitivamente os cabos eléctricos da alimentação e das bombas circuladoras – a cola a quente que tinha usado é uma fraude, acabou tudo ao dependuro.
Verifiquei que o tampão da chaminé estava demasiado cheio de cinzas, a caminho da obstrução, pelo que tive cuidados extra na limpeza da caixa de fumos.
Verifiquei com preocupação o estado da gaveta das cinzas e da câmara de combustão: estão a desfazer-se em ferrugem. A gaveta das cinzas tem mesmo de ir a um serralheiro para recauchutagem, que não aguenta mais uma temporada. Com apenas dois anos de uso, este grau de desgaste é alarmante.

5 responses to “Manutenção da caldeira”

  1. Bi says :

    Energia eólica não dará para uso e venda? Ainda por cima subsidiada…
    Pelo menos no alto deve ser melhor do que o papagaio…

  2. Ana Ramon says :

    Estava a ler este teu post sobre a caldeira e ocorreu-me que quando comprei a salamandra que temos numa das casas e o fogão grande a lenha, uma das coisas que os vendedores me alertaram na altura era para usar mais lenha de pinheiro e de eucalipto que tem uma combustão rápida do que a de carvalho, oliveira, sobreiro que devido à combustão mais lenta dava cabo dos fogões num instante. Não sei se terá alguma coisa a ver com o teu caso, mas aqui fica a informação. Um beijinho

  3. Luciano says :

    @Benvinda: também tenho planos para geradores eólicos mas não no contexto de aquecimento central: teria de ser um mastodonte para produzir a energia necessária!

    @Ana: a madeira que tenho queimado na caldeira é de acácia e eucalipto; tenho mesmo de falar com a empresa que ma vendeu para tentar perceber o que corre mal.

  4. Renato says :

    Boa noite,

    Como seguidor atento do vosso blog, aproveito para indicar uma página para aprender e “brincar” referente aos geradores eólicos.
    Peço desculpa se esta página não for do vosso interesse.

    http://www.thebackshed.com/Windmill/AssemblyA.asp

    Um abraço…

    RG

  5. Luciano says :

    @Renato: este site em particular não conhecia e, pelo que pude ver, é muito interessante. Obrigado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: