Camuflado!

Nestes últimos dias tenho andado de volta da rega gota-a-gota no monte, a passar tubo e gotejadores ao redor das árvores mais recentes. Algumas das bafejadas por esta humidade-mesmo-onde-interessa foram as amendoeiras plantadas em Janeiro.
Estava precisamente a contornar uma delas, atento ao tubo, quando, vindo das profundezas do cérebro, soou um alarme: uma das folhas não estava a obedecer às regras conhecidas.

Fui ver mais de perto e, de facto, não era uma folha. Primeiro surpreendi-me com a capacidade do cérebro não se deixar enganar, alerta a pequenas irregularidades, mesmo quando passam em segundo plano. Depois surpreendi-me com o bicho.

Parece-me ser uma pupa, de uma borboleta talvez. É uma largarta da espécie Iphiclides feisthamelii. Manteve-se imóvel durante uns dias mas hoje já lá não estava. Nenhum vestígio, nem mesmo no chão.

6 responses to “Camuflado!”

  1. Susana Pinho says :

    Tem umabela decoração! Que giras as pintinhas!!

  2. Elsa Castelo says :

    Tão rechonchudo e verde vivo!

  3. João Soares says :

    Brevemente irei falar de borboletas no meu blogue.Curiosa coincid~encia.
    Parabéns pelo vosso trabalho e ideias de culinária, também.
    Sejam bem vindos ao Bioterra- já estão linkados no meu Dossier Agricultura Sustentável.

  4. Luciano says :

    Obrigado João!
    O Bioterra é um manacial que desconhecia. Vou ficar atento.

  5. Diana says :

    QUE LAGARTA BONITA…em que árvore foi encontrada? N conheço…uma pergunta ignorante…é um fitoparasita?

  6. Luciano says :

    @Diana, estava numa amendoeira. As larvas alimentam-se de “Pessegueiro, Pereira, Abrunheiro, Amendoeira e Damasqueiro”, segundo a Wikipedia.

Deixe uma Resposta

