Sementes de abacateiro

Estou a germinar umas sementes de abacateiro. Foram retiradas de uns abacates, do tipo redondo e casca verde, comprados no supermercado. Já há uns anos tinha germinado duas sementes; a planta sobrevivente, que padeceu geadas cortantes e Verões tórridos e que chegou a secar por duas vezes e de novo a rebentar, está já mais alta do que eu.

O método que usei da outra vez foi mais natural, pousando a semente num vaso de terra húmida; desta vez experimento este outro, que mergulha metade da semente em água. O processo é mais pedagógico para a Matilde e para o abacate, segundo li, mais ou menos indiferente: demora sempre umas três ou quatro semanas a dar sinais de vida.

Como nota de rodapé, a triste notícia do fecho do Sargaçal. Foi o blog do José Rui Fernandes que, por me ter inspirado sobremaneira, me levou a querer partilhar também o que acontece na Quinta dos Moinhos. Espero que, como o abacateiro, renasça um destes dias.

12 responses to “Sementes de abacateiro”

  1. José Rui Fernandes says :

    Estou a trabalhar com afinco para isso :) . — Mas nem precisava, desde que parei de escrever que as visitas não param de aumentar.
    Obrigado pelas tuas palavras e bela técnica com as sementes de abacateiro.

    E as melhoras aí para o pessoal. O Pedro por aqui está com uma laringite vírica, desde quinta passada. Está persistente.

  2. Elo says :

    Costumo molhar só mesmo a parte de baixo das sementes quando as deixo germinar desta maneira. As que coloquei como tem na foto apodreceram-me todas… espero que não lhe aconteça o mesmo.

    Uma leitora assídua (que também lamenta imenso o encerramento do Sargaçal, era outra leitura assídua).

  3. rosa says :

    Os abacates por cá nunca germinaram, tenho de voltar a tentar.
    Também foi por causa do Sargacal que eu me iniciei nos blogs, estou certa que ele (O José Rui) vai voltar com novidades.

  4. Maria da Graça says :

    O abacate como muitos frutos com sementes grandes perdem o poder germinativo, logo que são consumidos, que retiramos a polpa protectora, por isso devem ser colocados a germinar rapidamente, até 2 a 3 dias depois de consumidos. São chamadas sementes recalcitrantes.
    Cumprimentos de uma madeirense.

  5. ana rosa says :

    tenho tentado cultivá-los…mas sem muito exito…quando passam à terra, não germinam…
    esta semana estou a fazer o mm mas com a semente que está no interior da manga,
    descasquei-a da cápsula protectora….e esta em agua,
    cada dia observo se germina…
    tens alguma experiencia com isto?
    a manga?

  6. Luciano says :

    ana rosa, não me aventurei ainda com mangas mas o Filipe tem um guia ilustrado com boas dicas.

  7. ana rosa says :

    fantastico!!!! :) o guia ilustrado,

    que maravilha descobrir estes blogs….

    aproveito,
    as cadernetas do teu avó são lindissimas,
    imagino que dentro haverá material para escrever um livro com dicas para agricultura,

  8. Luciano says :

    ana rosa, ainda só consegui ler uma ou duas na diagonal mas acho que vou lá encontrar muitas coisas interessantes.

  9. ivo s says :

    Eu, aliás a minha mãe tem a mania de colocar todas as sementes (de qualquer fruto) em vasos… temos umas quantas abacates já com mais de 1m de altura e 2 delas já passaram os 3metros de altura. Por aqui, praticamente todas as sementes, senão todas, germinaram e creceram.

  10. Jose says :

    Olá a todos.
    Estou a experimentar pela primeira vez em água aí como na foto.
    Já germinei uns 5 abacateiros sempre da mesma maneira, enterrando-os directamente na terra.
    Agora coloquei na água e só tenho dúvidas qual a parte que deve ficar para baixo e a para cima. Será a parte do pênduculo?

  11. Luciano says :

    @Jose, exactamente, é a parte virada para o pedúnculo e que é ligeiramente mais achatada – nem sempre é fácil de identificar já que algumas variedades têm sementes quase esféricas.

  12. Elisa says :

    Alguém pode me ajudar? Coloquei a semente com o penduculo virado para abixo no vaso de planta. Ela germinou um caule reto para cima com uns 10cm. E agora? O que faço?

Deixe uma Resposta

