Abacateiro Reed

No fim de semana plantei um dos dois abacateiros enxertados que comprei há dias em Castromil. Vão ficar no P2, entre as nespereiras e o castanheiro. Naquele local em particular a terra não é das melhores, bastante pedregosa e ‘magra’, mas, tendo em conta o porte da árvore adulta e o facto de ter folha perene, pareceu-me o melhor sítio. As pedras que se vêem atrás da árvore foram todas retiradas do buraco que abri para a plantar. Misturei terra preta e muita matéria orgânica para melhorar o solo.

O abacateiro é uma planta muito especial. É a única da família do loureiro (Lauraceae) a produzir frutos comestíveis. As raízes são muito superficiais, com cerca de 80% delas nos primeiros 15cm de profundidade!
As suas flores, hermafroditas, duram só dois dias – quando se abrem no primeiro dia, são femininas (o estigma está receptivo mas os seus estames estão ainda imaturos); duas ou três horas depois, a flor fecha e só abre novamente no dia seguinte, durante umas horas, na fase masculina (o estigma já emurchecido e os estames a libertarem pólen).
Para complicar ainda mais as coisas, as variedades do tipo A têm a fase feminina na manhã do primeiro dia e a fase masculina na tarde do segundo dia; as do tipo B abrem-se pela primeira vez à tarde, na fase feminina, e de novo na manhã seguinte, já na fase masculina. Em explorações comerciais é essencial ter variedades dos dois tipos para assegurar uma polinização consistente.
A terminar a lista de excentricidades dos abacateiros, o facto dos frutos só amadurecem quando são colhidos, podendo permanecer na árvore várias semanas em estado latente.

A variedade Reed tem floração do tipo A e dá frutos arredondados e verdes, com cerca de meio quilo de peso e casca fina, durante o Verão.

36 responses to “Abacateiro Reed”

  1. Bi says :

    Espero ver fotos das flores… e claro, do fruto também.

  2. Luciano says :

    Este deu flores o ano passado, no viveiro. Frutos não sei se será já mas era bem bom!

  3. M.A. Jesus Silva says :

    Toda a sorte do mundo para os seus abacateiros.
    Plantei um, há três anos, também enxertado. Está lindo.
    O ano passado deu apenas um fruto, que comi depois de aparecer caído no chão. Este ano “vingaram” 28 lindos abacates. Porém, ao ler o seu blogue, que encontrei através do “google”, fiquei a saber que só amadurecem depois de colhidos. Nova dúvida: quando poderei começar a colhê-los para que amadureçam e possam ser consumidos ? Nesta data apresentam já o tamanho normal, mas … não será cedo ?!… Se me puder elucidar ficar-lhe-ei muito grato.
    Jesus Silva

  4. Luciano says :

    O meu conhecimento relativo aos frutos dos abacateiros é ainda só teórico, já que nenhum dos meus frutificou ainda. No entanto, pelo que li, o momento exacto de colher os abacates para que possam amadurecer não é muito fácil de determinar. Alguns sinais exteriores podem ser uma ligeira mudança de cor ou brilho da pele.
    Boa sorte e bons abacates!

  5. Franciso Pena says :

    Andava pela net à procura e dei de caras com o seu blog, tenho na casa dos meus pais 2 árvores, uma com a folha mais redonda que deu 5 abacates o ano passado com cerca de 1kg cada, este ano deu mais de 80, umas apanhamos em Setembro com 600g cada, ficaram na árvore uns 30 que temos apanhado, ontem tirei 5 com mais de 1300g cada, e outra de folha mais bicuda que dá imensos mas do tamanho de amaixas, este ano tem só um, ainda na árvore com 400g talvêz. Estu a tentar que germinem os caroços, mas ainda não consegui.

  6. Franciso Pena says :

    Esquecime de dizer que demoraram 18 anos a dar fruta! Estão em Odivelas Lisboa

  7. odair santos says :

    tenho 3 tipos de abacateiros gostaria de conhecer quais saõ os melhores,

  8. Helder Agostinho says :

    Boa noite,
    gostaria que me ajudasse, plantei um abacateiro há ceca de dois anos. Este abacateiro nasceu de uma semente posta num vaso, depois de a palnta ter uns 30 a 40 cm foi posta na terra (há ceca de dois anos). Neste momento tem dois caules e apenas uns 50 cm, é regada todas as noites através de sistema de rega automática. Gostaria de saber se corto um dos caules e se é normal a planta demorar tanto a crescer.
    Obrigado

  9. Luciano says :

    @Helder, pela experiência que tenho, e que não é muita, os abacateiros, nos primeiros anos de vida, não crescem por aí além – suponho que estejam a desenvolver as raízes. A partir do terceiro ou quarto ano dão um salto significativo. O mais antigo que tenho, plantado há cerca de cinco anos, está agora quase com uns dois metros de altura.
    Quanto à poda, verifico também que eles têm tendência para ramificar desde baixo mas cabe ao jardineiro a última palavra. Os meus tenho-os podado de forma a que ramifiquem mais alto, para poder passar debaixo dele sem grandes inconvenientes.

  10. Malu Barbosa says :

    Ha uns vinte anos plantamos um abacateiro,cresceu por volta de uns 60cm.Não sai disso ,pensei em mudar de lugar,pode não ter se adaptado,mas o interessante é ele não ter morrido.Podem me ajudar.Obrigado

  11. Rosangela says :

    Preciso fazer uma excicata para a facu sobre a folha do abacateiro com flôr porém estou com dificuldade de achar alguma nesta época.. por favor se puder ajudar, diga-me onde posso encontrar alguma folha de abacateiro com flôr nesta época.. Se puder me ajudar? Muito obrigado.Rosangela.

  12. Luciano says :

    @Malu, 60cm em 20 anos! É de facto curioso. Será mesmo um abacateiro?

    @Rosangela, aqui no Norte de Portugal não são muito frequentes os abacateiros e os meus, ainda pequenos, não floriram, pelo que não sei ao certo a época de floração.

  13. marcelo says :

    a natureza é de facto sensacional!

  14. Franciso Pena says :

    Tiveram as primeiras flores no início de Abril, têm um cheiro adocicado até enjoativo, neste momento já não tem flores, tem bot~es pequenino, 90% vão acabar por cair antes de terem o tamanho de um berlinde. Lá para o final do Verão estão grandes, mas lá para Dezembro estão no ponto.

  15. Ana ramon says :

    Estava a ler-te muito admirada. Achas que os abacateiros conseguem vingar e dar fruto nesta nossa zona tão fria no Inverno? Tenho cá dois mas ainda não tive coragem de os pôr na terra, mantendo-os em vasos abrigado por um telheiro. Tens o teu exposto à intempérie?

  16. Luciano says :

    @Ana, sim tenho-os lá fora. Não gostam nada do frio, acabam sempre com algumas folhas queimadas (e ramos, se ainda forem jovens) mas resistem. Um deles, o primeiro que criei de semente, está já mais alto do que eu ;)

  17. maria Olson says :

    Por um acaso dei com os vossos comentários. Que bom! Moro um pouquinho a norte de Estocolmo. Suécia. Tenho dois abacateiros criados de semente. Têm 4 anos. Um está ramificado e dá gosto ver, o outro teve uma altura folhas queimadas ficou quase depenado mas este ano arrebitou. No inverno tenho-os dentro de casa e no verão na varanda ao sol. Nunca sonhei que dessem flores ou frutos mas ao ler os vossos comentários até se me chegou a esperanca…

    Maria Olsson

  18. julio says :

    tenho 2 abacateiro há mais de 05 anos e até agora nada de frutos.
    ha alguma previsão ou alguma coisa que vc possa me orientar nosentido de adubação ou qualquer tipo de intervenção.
    um abraço;

  19. G.Amaral says :

    Tenho um abacateiro, com uns 8 anos, já com uma altura de 4 metros e uma largura de uns dois metros. Muita flor e nada de fruto. Tenho outro a uns 2o metros de distancia mais ainda com uns 4 anos, jà dá flor e nada de fruto, Será que irei ter abacates?

  20. Joao Paulo says :

    O meu testemunho: tenho um abacateiro (enxertado) com seis anos após plantação.Nos últimos 3 anos produziu muita floração que rapidamente caia sem vingar frutos. O ano passado encontrei um fruto no chão c/ uns dez cm. de comprimento. Este ano, em Abril, depois da floração começou a aparecer pequenos frutos, que agora alguns estão do tamanho de uma azeitona (cerca de 30). Concluo que temos de dar tempo para a planta ser adulta (tem 3 mts h) e o fenómeno da natureza acontecer. Entretanto plantei no ano passado um outro, do Castromil, pois não sei qual o tipo da planta. O meu conselho: regar para não sujeitar a seca entre Maio e Agosto. Cobrir a terra com vegetação (sã) e adubar no início da Primavera. Quando tiver os frutos já grandes tb. vou adubar e mando a prova para vcs, ha,ha.

  21. fernando carvalhal says :

    tenho um abacateiro que já dá flor há 3 anos. Dá imensa flor e os frutos assim que se começam a formar caiem quase todos com o vento ou com a chuva, ficando só 3 ou 4. O que devo fazer ? já pensei em cortá-lo

  22. Cesar Liz says :

    Tenho um abacateiro k me deram em vaso, um pausinho com cerca de 40 cm, ele até secou, foi o k pareceu, mas sempre o reguei, entretanto rebentaram umas folhinhas, e agora? passo pra terra? deei-me a vossa opinão! moro na zona centro/litoral do país, será k dá?

    • Luciano says :

      @Cesar Liz, creio que será mais cauteloso mantê-lo em vaso durante mais algum tempo, por ser mais fácil prestar-lhe cuidados, nomeadamente protegê-lo do frio. Quando o caule fica mais lenhoso, isto é, deixa de ser verde e liso e passa a acastanhado e rugoso, aguenta o Inverno sem problemas.

  23. Nuno says :

    Eu acho que o problema desses abacateiros que levam anos a crescer alguma coisa, deve ser a temperatura baixa. Em Fevereiro comprei num horto um pé de abacate com cerca de 60 cm e com 5 ou 6 folhas. Coloquei-o num vaso de 70L num terraço virado a sul, onde apanha cerca de 8h de sol directo por dia. Neste momento é uma bonita arvorezinha com cerca de metro e vinte de altura com copa frondosa que já floriu mas não frutificou, e isto em apenas 5 meses. Convém dizer que vivo no Algarve ;)

  24. felizardo marques says :

    tenho um abacateiro no meu quintal plantado por mim há cerca de 8 anos está grande e viçosa com boas pernadas e ramagens, este ano pela 1ª vez deu o que me pareceu ser pequeninos abacates

  25. luis oliveira says :

    Tanto quanto sei sobre abacateiros eles levam cerca de 9 anos a frutificar ( não sei se os q são enxertados dão + rapidamente)havendo os que produzem frutos de tamanho consideravel(+ de 1 kg) e outros de tamanho normal que vemos habitualmente nas grandes superficies.Penso que deixam cair a flor pq ainda sao mto novos.

  26. Max says :

    Andava eu a navegar no google á procura de informaçoes sobre os abacateiros e dei com estes comentários. Plantei à 1 mês 3 caroços de abacate e 3 deles já têm pé e folhas com uma altura de 34cm. desconhecia por completo que levavam tanto tempo a nascer e que ficavam com uma altura tão grande. Tenho um jardim 34 metros quadrados e não sei se o devo manter no vaso ou se o planto no jardim. Tenho ainda uma Pereira (que já dá fruto) bem como um limoeiro (que também dá fruto) e nao vai colidir com estas duas espécies quando plantar o abacateiro. Gosto muito do fruto, pois sou da terra deles (Angola) Alguém me pode explicar se o devo colocar em terra ou se devo mante-lo no vaso (pelo menos por enquanto) . A terra em que vivo (Azeitão) no verão é muito quente e no inverno muito frio.

  27. Vítor says :

    Olá a todos.

    Fico feliz por encontrar este sítio onde se pode trocar algumas ideias.
    Os abacateiros são árvores sub-tropicais e dependendo da sua origem são mais ou menos resistentes ao frio. Podem ser originários do Mexico (os mais resistentes, até -9ºC), Guatemala e Antilhas.
    Obviamente que há muitos países fora destas regiões que produzem Abacate de boa qualidade, como por exemplo EUA (Califórnia) e Espanhã.

    Nunca esquecer que se o abacateiro for plantado desde a semente (caroço) poderá levar em média 9 anos a dar fruto (isto se outras condições para o seu óptimo desenvolvimento estiverem presentes), enquanto que um Àrvore de enxertia poderá levar até 5 anos.

    Plantei este ano 4 abacateiros – 2 Bacon e 2 Hass.
    Lembro também que as flores de abacateiro precisam de ser polinizadas e poderá ser este um dos problemas dos posts que li aqui.
    vejam alguma informação:
    http://www.emater.mg.gov.br/doc%5Csite%5Cserevicoseprodutos%5Clivraria%5CFruticultura%5CA%20Cultura%20do%20Abacate.pdf

    Alguém aqui no grande Porto que tenha Abacateiros plantados? E já a dar Fruto?

    Tudo de bom
    Vítor Manuel

  28. Joao Paulo says :

    Max,
    Não aconselho a mudança do abacateiro para o jardim nessas condições! Essas plantas não enxertadas poderão não produzir nada e a sua sombra poderá por em causa o desenvolvimento normal e produção das outras fruteiras.
    Joao

  29. teresa says :

    Olá pessoal !
    Tenho estado aqui a ler os v/ comentários e não resisto sem vos deixar aqui a minha experiência com os meus abacateiros.
    Tenho 2, um deles terá 4 anos enquanto que o outro tem 2 anos somente.
    Acontece que o mais velho deu flôr nos últimos 2 anos, mas nada de fruto.
    Depois de muito andar na net…….li algo em que aconselhavam a dar 8 tacadas de basebol (ou no meu caso com um pau), no tronco da árvore e espetar-lhe ferros no tronco. Um vizinho meu que tem um abacateiro carregadinho de frutos, disse-me que os ferros ou pregos resultam muito. Pois bem foi o que fiz nos dois.
    Ambos têm abacates, o mais novo, tem um e o mais velho, tem pelo menos 2.
    Fica a informação
    Teresa

  30. Silvano Campini says :

    Estou no Brasil em Guarulhos, mas aprendi muito sobre abacates neste blog, que acessei por acaso para ajudar uma pessoa que perguntou no YR como cuidar de um abacateiro em clima frio.
    Voces tem informações utilissimas e gostaria de saber se na Italia também já os plantam. Queria também pedir aos que escrevem sobre o assunto que dissessem onde em que país e cidade plantaram os abacateiros.
    Um forte abraço a todos.

  31. Marcelo says :

    Ola galera.
    Moro fora do Brasil, em um pais muito frio e, que neva muito e, tenho um pé de abacate, plantado em um vaso, de tamanho rasuavel, ele esta com 1 mts de altura, agora ja nao sei mais o que fazer, sera que se eu plantar para fora e, depois cair neve, ele morre, ou é melhor eu deixar ele no vaso mesmo…….e até pensei, em deixar no vaso e, ir podando ele, conforme ele for crescendo, para que nao fique grande……e ai o que vcs me falam??….obrigado

  32. Silvano Campini says :

    O que me admira é o amor que vocês dedicam a essa planta frutifera. Os abacates são realmente futos deliciosos.
    Aqui no Brasil são tão desprezados, que eu estou às voltas com um vizinho que quer porque quer que eu derrube um abacateiro que seguramente tem mais de 60 anos de idade e cujo tronco tem quase um metro e meio de diametro, porque parte da galhada se estende para lá dos limites do nosso terreno, onde se instalou uma oficina e às vezes algum abacate cai sobre um carro – o vizinho teria como estaciona-los longe da arvore – Ele cobriu parte do terreno e colocou a estrutura para suportar as telhas no restante, mas deixou a área por baixo do abacateiro propositalmete descoberta.
    O Brasil também tem leis de proteção ambiental e eu não posso simplesmente passar a motosserra no abacateiro, porque posso até ser preso e seria preciso usar uma grua para alcançar e podar os galhos mais altos, com resultado apenas provisório, porque eles logo voltam a crescer.
    Garanto que se esse abacateiro estivesse plantado em Portugal, dando várias centenas de abacates por ano , ele seria transformado em monumento nacional e ninguém lhe poderia arrancar nem uma folha siquer, mas aqui não sei como isso irá acabar, na certa terei que derruba-lo.

  33. Luciano says :

    @Marcelo, infelizmente abacateiros e neve não combinam de todo.

    @Silvano, não tenha tantas certezas acerca do amor de grande parte dos Portugueses pelas árvores; antes pelo contrário, por cá grassa o desprezo e, nalguns casos, o que parece ser um estranho ódio.
    Lamento a sua pouca sorte com o seu vizinho.

  34. Chaves says :

    Abacateiros: suas variedades e grupos florais.

    Tenho em meu terreno, junto à minha casa, perto de Aveiro, diversos abacateiros, comecei por semear o caroço em vaso com terra, depois quando já tinham o pé com mais ou menos 1cm de diâmetro, transplantei-os. Só começaram a produzir + ou- sete anos depois. Durante os invernos mais frios, ficam mais debilitados, caem folhas e os ramos ficam mais frágeis, estão agora com muita flor e folhas novas Quanto à produção não é muita, esta zona é muito ventosa e estão expostos à nortada, também o terreno é bastante ácido e seco, daí o fraco rendimento.
    Já existem no mercado abacateiros enxertos, produzem mais depressa, a partir do 2º ou 3º ano, mas cá em Portugal não há informação sobre tais plantas, ou seja, variedade e grupo floral de cada uma. As mais adaptáveis ao nosso clima são as variedades: Prince, Puebla, Fuerte e Has e outras, por serem mais resistentes à geada.

    Possuo um livrinho que me trouxeram do Brasil que se chama ‘É fácil cultivar abacate’, tem umas dicas muito importantes, cá vão algumas ideias: Tem muitas variedades de abacateiros. A raça mexicana e Guatemalteca são as mais resistente ao frio chegando a suportar temperaturas até -6º.

    Para poder fazer-se a polinização correcta e ter boa produção é necessário ter dois abacateiros de variedade e grupo floral diferentes não muito longe um do outro (s). Assim por exemplo a variedade HASS tem o grupo floral A, que floresce a parte feminina da flor pela manhã e no dia seguinte floresce masculina pela tarde. A variedade Fuerte, que tem o grupo floral B, abrem suas flores femininas à tarde, enquanto que as masculinas abrem no dia seguinte, pela manhã.

    Assim é necessário plantar dois grupos florais diferentes, para que haja correcta polinização.

    As flores dos abacateiros, embora sejam hermafroditas (têm ambos os sexos), comportam-se como unissexuadas, pois apresentam um fenómeno chamado “dicogamia”, onde o estigma da flor e as anteras são férteis em momentos diferentes. Em especial para o caso do abacateiro o estigma (parte feminina), está fértil e receptivo antes das anteras (parte masculina) e, nesse o fenómeno é chamado de “dicogamia protogínica”

    Evite plantar seus abacateiros em zonas áridas, não gostam de vento forte sobretudo não apreciam nortadas, precisam de terra boa, profunda, rica e bem drenada, mas não esqueça a rega, estrumar no plantio, mas nada de estrumes húmidos junto à raiz. Crescem muito depressa.

    Ao trabalho… e boa colheita.

    Chaves

Trackbacks / Pingbacks

  1. QdM » Enxertia duvidosa - 03/2/09

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: