Dúvidas houvesse…

…de que o Outono está mesmo aí.

São as vides-virgens do muro do caminho.

7 responses to “Dúvidas houvesse…”

  1. Bi says :

    São bonitas agora e já bem visíveis!

  2. José Rui Fernandes says :

    Tenho uma em casa, está verde. Estas como se estão a segurar ao muro?

  3. Luciano says :

    São poucos os kilómetro daqui até Matosinhos mas as diferenças de clima fazem-se notar, nomeadamente na Primavera mais tardia e no Outono precoce.
    Supostamente as vides-virgens agarram-se às paredes sozinhas (e fazem-no de facto) mas, pelo menos na fase inicial, precisam de uma ajudinha. Aqui, para não estar a fazer furos na parede para passar uns arames recorri a uma solução mais tosca: agarrei nos ramos mais compridos, que até estavam caídos pelo chão, estiquei-os e entalei-os lá em cima no topo do muro, debaixo de umas pedras. Os novos rebentos entretanto aderem à parede e consolidam tudo. Claro que se tiveres miúdos que possam agarrar a trepadeira e puxá-la, há um risco razoável de a pedra vir atrás…

  4. José Rui Fernandes says :

    A minha está a agarrar-se a outra trepadeira através de gavinhas que vai lançando. Até agora não a vi com capacidade de se agarrar a uma parede lisa, o que me surpreendeu — foi planta aconselhada quando me arranjaram o jardim e fiquei com ideia que se agarrava à parede (tipo adesivo como a trepadeira ficus… — não sei o nome).

  5. Luciano says :

    Suponho que fales do ficus repens (também a temos por cá). A ‘vide-virgem’ (parthenocissus quinquefolia) tem umas ventosas que aderem às paredes. Vou ver se fotografo esse pormenor para te mostrar.

  6. José Rui Fernandes says :

    A nossa também é a quinquefolia — se tem ventosas, já fico mais satisfeito. A ficus repens tenho de verificar — tem umas folhas pequenas e verde escuro a daqui.

  7. Luciano says :

    José Rui, as ventosas da vide-virgem são assim:

    Curiosamente recordo-me agora que no primeiro ano, depois de as trazer do viveiro, não cresceram ventosas algumas (estive quase para as substituir).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: