Araçás

Provámos no fim de semana os primeiros frutos do nosso araçazeiro. Achei o sabor fantástico, resinoso e aromático, embora um tudo nada ácido.
Quando para o ano, segundo os meus planos, esta árvore estiver a ser convenintemente irrigada no Verão, é bem capaz de começar a produzir a sério.

12 responses to “Araçás”

  1. Azinheira says :

    Olá! Tenho duas árvores ainda pequenas de araçás, uma dá frutos verdes e a outra rosados. Estes últimos são mais doces e saborosos, os primeiros são ligeiramente adstringentes. Tenho sorte porque na família ninguém aprecia tanto os araçás como eu e a consequência é que quando estão maduros, eu encho uma mão deles e regalo-me. Gostei de vir até aqui, saudações e boa sorte para esta quinta.

  2. Luciano says :

    Obrigado Azinheira! (Viver entre Lavre e Telavive não deve ser fácil!)
    E as bolotas são muito informativas.

  3. LuadosAçores says :

    Olá
    Adoro araçais. Nos Açores dizemos araçais e araçaleiros. Os araçais são como os dióspiros, tem q ser comidos quase a cairem da árvore, bem madurinhos. A folha do araçaleiro branco é boa, em infusão, para a diarreia.

    Bora lá regar o pé da árvore e…bons araçás

    Beijinhos

  4. micarmo says :

    Fiquei muito contente ter chegado a este blog. Tudo que diz repeito ao campo, encanta-me. E cheguei aqui, enquanto fazia pesquisa sobre o aracá, que por acaso tenho um, que este ano está cheio de frutos, mas do qual não sabia o nome.
    Vou continuar a aparecer para ver estas doces maravilhas
    Fiquem bem

  5. Lauri says :

    Tenho um araçaleiro, não é muito grande e penso que é uma planta arbustiva e não uma árvore, mesmo assim dá imenso fruto mas como são um bocadinho ácidos não dá para comer muitos. Alguém sabe se é possível utilizá-los de outra forma (compotas, geleias sobremesas…)?

  6. Lauri says :

    Devia ter começado por dizer que é a 1ª vez que aqui venho, que vivo no Algarve e adoro plantas. Tenho um pouco de tudo desde, fruteiras, hortícolas e decorativas, tudo tratado biologicamente.

  7. Jorge Tomás says :

    Gostava de semear algumas sementes de araçás, mas não sei como conseguir..
    Será que alguém pode mandar-me algumas sementes?
    Muito Obrigado

  8. tereza says :

    Estes frutos serão os mesmos a que eu chamava “maçãs da Índia” em Angola?

    • Luciano says :

      @Tereza, desconhecia tal designação. Procurei referências a nome científicos ou imagens para poder confirmar mas sem sucesso. No entanto, tendo em conta uma das descrições que encontrei (“…Lembra aquelas maçãs massudas, que você morde e não tem caldo…”) não me parece tratar-se do mesmo fruto, já que os araçás, embora granulosas, a lembrar a textura da goiaba, são relativamente sumarentas.

  9. Jose Luis Moreira says :

    Plantei um araçaleiro já com frutos. São frutos grandes e amarelos. No primeiro ano foi fantástico colher frutos lindos e carnudos. Porém agora os frutos após o seu crescimento ficam com uma cor cinza e acabam arreguando antes de amadurecer. como poderia conseguir uma solução para o problema. Aguém pode ajudar ou recomendar?
    Obrigado e saudações daqui de Itanhaém

  10. Jose Luis Moreira says :

    Fico grato e agradeços comentários
    Um abraço

  11. Mário Mesquita says :

    Este ano aqui nos Açores os araçás ” carregaram” imenso.Claro que falo pela minha ilha, Faial. Os encarnados, que são mais ácidos, fazem um belíssimo doce, embora possam ser comidos bem maduros.Os amarelos são esplêndidos mas os rosados e mais compridos (Oblongos) esses então, para mim, são uma maravilha. Só tem um mal, que é, se não os apanhamos ainda um pouco verdes, os melros são os melhores clientes.

Deixe uma Resposta

