Relógia da caldeira

A antiga caldeira a gasóleo tinha este relógio para controlar as horas do dia em que o aquecimento central estava activo. Guardei-o a pensar que ainda viria a ser útil, claro. Foi pois com agrado que li, algures no manual da nova caldeira a lenha, já há quase dois anos, quando a comprámos, que esta também poderia ser controlada por um relógio.

Até agora temos tido a caldeira a funcionar toda a noite, para que de manhã, quando saimos da cama, a casa possa estar quente . Como consequência, para além do enorme consumo de lenha , temos dormido com roupa de Verão, tal tem sido o calor à noite.

Decidi pôr mãos à obra, finalmente!

Após analise do circuito eléctrico esquematizado no manual, liguei o relógio nos contactos indicados mas não funcionou. Depois de matutar um bocado conclui que teria de o ligar na linha que controla o ventilador, portanto procurei o ponto onde o termostato de regulação do aquecimento ficava e, em série, intercalei o relógio.

Depois de tudo testado e operacional, montei o relógio no painel de controlo da caldeira, num buraco que abri numa área disponível. Acho que vou ainda montar uma tampa por cima do relógio para o protejer do fumo e fuligem que inevitavelmente se escapam da caldeira.

Um aspecto interessante deste relógio é o facto de poder regular independentemente cada quarto de hora ao longo do dia, através de cada um dos seus noventa e seis interruptores. Uma vez que a caldeira não tem capacidade de auto-ignição, só poderá voltar a funcionar, depois de uma pausa, se ainda houver brasido no fundo da câmara de combustão. Receei que uma pausa de cinco horas, da meia noite às cinco da manhã fosse demasiado por isso programei-a para queimar durante quinze minutos de hora a hora. Funcionou lindamente.

Esta é, no entanto, capaz de ser uma estimativa conservadora por isso vou testar com intervalos maiores.
A grande vantagem de tudo isto é gastar bem menos lenha, não fazer sauna à noite e, ainda assim, conseguir ter a casa quente logo de manhãzinha.

4 responses to “Relógia da caldeira”

  1. jorge gomes says :

    Só hoje li com atenção.
    Tenho de comprar um relógio parecido.
    Parabéns e obrigado pela ideia. Depois, se tiver dúvidas nas ligações, peço ajuda.

  2. pmonteiro says :

    Caros amigos tenho uma caldeira a gasoleo para aguas sanitarias e aquecimento scentral 25kcal a trabalhar á 1 ano mas tive sempre a ideia de uma a lenha, peço vos por favor entao onde poderei comprar uma caldeira a lenha a preços moderados , vi por ai algures na net uma caldeira destas P30 da roca , mas acho bastante cara . ok se tiverem sugestoes fico á espera obrigado

  3. Luciano says :

    A nossa anterior também era a gasóleo. A nova caldeira a lenha foi comprada na Wilarco (não sei se ainda vendem deste tipo de material, dada a reduzida procura). Há um fabricante nacional, a Fercar, que tem algumas soluções nesta área.

  4. joaquimmendes says :

    bom dia venho por este meio pedir ajuda se me podem facultar algumas lojas que eu possa encontrar estes relogios para caldeiras a gasoleo marca ferroli

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: