Painel solar (1)

No planeamento das tarefas a fazer, esqueci-me de um factor de ponderação: a estação do ano. Segundo a última ordenação, agora devia estar a tratar do tubo de rega do pomar de baixo mas, com este frio e dias tão curtos, não apetece andar lá fora. O Inverno é bom para avançar com os projectos de oficina.

O painel solar que vou construir vai servir para aquecer ar. Esse ar quente poderá ser usado para climatização da casa, secagem da lenha ou para desidratação e conservação de alguns legumes e frutos da quinta. O principal recurso a utilizar serão as latas de alumínio de bebidas. Já se sabe que reutilizar é melhor do que reciclar, que, por sua vez, é melhor do que atirar para o lixo, que ainda assim é melhor do que atirar para trás do ombro ou para fora da janela; e estas latas estão mesmo a pedir para serem reutilizadas!

Ao longo dos últimos meses fui reunindo centenas delas, graças a vários simpáticos contribuintes, de tal forma que já mal me posso mexer dentro da oficina.
Depois de ver a experiência do Frank na workshop.ca, resolvi fazer alguma pesquisa e cheguei à conclusão que o rendimento do painel seria superior se as latas fossem colocadas perpendicularmente ao fluxo do ar. Assim, para maximizar a captação de radiação solar nas latas, a ideia é retirar-lhes as tampas.

Depois de pintadas de preto mate serão fixadas dentro de uma caixa de MDF e cobertas por um vidro. A caixa terá ranhuras em baixo para entrada do ar frio, de tal forma que tenha de progredir até ao topo zizezagueando por entre as latas aquecidas pelo Sol, maximizando a transferência térmica, e saindo aquecido pelas ranhuras superiores.
Muito trabalhinho manual para os próximos dias.

3 responses to “Painel solar (1)”

  1. Filipe says :

    Mais uma bela ideia, estive a ver o site que apontas.
    Dava-te uma sugestão, quando empinhas as latas e as juntas, porque não usar manga termoretractil, basta um aquecedorde cabelo bom e ela ajusta-se e dá alguma consistência mecânica à estrutura.

  2. Alix says :

    What a wonderful project. I look forward to seeing it take shape. Your Quinta must be a joyess place

  3. Carla says :

    Admirável, Luciano! Parabéns pela iniciativa!
    (admiro sempre quem sabe usar assim as mãos!)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: