Painel solar (4)

Está montada a caixa do painel solar. No topo e no fundo abri uma série de buracos para fazer a ventilação – entrada do ar frio em baixo e saída do ar quente em cima.

Aproveitei ainda para aplicar um decapante no interior, que será posteriormente pintado com tinta de alumínio – a ideia é refletir toda a radiação solar que chegue aos lados ou fundo da caixa, para que ela aqueça as latas e não o MDF, aumentando portanto o rendimento do painel.

Advertisements

6 responses to “Painel solar (4)”

  1. José Rui Fernandes says :

    Está demais isto. Não percebo porque não faço estas coisas… Além de falta de tempo, deve ser falta de habilidade…

    Duas coisas:
    O MDF é resistente à água e ao tempo? É suposto estar ao relento, correcto?
    Nós temos um abridor de latas da WMF que é uma invenção incrível — não corta as latas, descola as tampas. Acho que deve descolar as tampas das latas de bebidas também, o que facilitaria muito a vida — e as arestas não ficam cortantes.

  2. Luciano says :

    Olá José Rui!
    Tentei ver se encontrava esse abre latas no site da WMF mas não vi nada parecido com o que descreves. É que essa foi a minha ideia original, tentar usar um abre-latas para retirar as tampas das latas; o problema é que o nosso abre-latas é bastante foleirote e não é capaz de dar conta da tarefa. Consegues-me um link para esse que referes?
    Quanto ao MDF ao tempo, claro que se não for bem vedado não resiste. Este, de qualquer maneira, estou a pensar montá-lo na casa da lenha, em que ficará apenas com a face exterior – que é o vidro – exposta, portanto não haverá problema. Durante a fase de testes, vou ter de confiar no esmalte que lhe vou aplicar. Também ponderei usar contraplacado marítimo mas o MDF estava mais à mão e para um protótipo sempre é mais barato.

  3. José Rui Fernandes says :

    Não encontrei igual — o nosso compramos na Alemanha há uns 6-7 anos e era novidade (nas lojas tinham montes de latas que podíamos abrir).
    Mas encontrei parecido — este na Amazon não sei se é o mesmo sistema.
    Este é o mesmo sistema de certeza, as pegas do nosso são de aço.
    Como diz neste teste, as tampas podem voltar a ser colocadas — claro que não fica hermético, mas dá para um pêssego em calda que não se acabou ao almoço transitar no frigorífico para o jantar.
    Foi das coisinhas boas que compramos.

  4. Filipe says :

    Uma dúvida, estive a ver a experiência do Frank, e ele coloca as latas em séries verticais. Percebi mal ou vais colocar as latas lado a lado?

  5. Filipe says :

    Já percebi pelo factor de escala da fotografia em relação à caixa. Esquece o comentário anterior. É de andar à pressa

  6. Luciano says :

    @Filipe, ao contrário do Frank, as latas vão ficar perpendiculares ao fundo da caixa em MDF. Espero dentro de dias poder mostrar o resultado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: