Romãs?

Nenhuma. Este ano, mesmo depois de muita flor, nem uma. Cá em casa gostamos todos de romãs e é uma pena não as termos ainda em quantidade e saborosas – o primeiro fruto, o ano passado, era bastante amargo.
Tendo em conta a bela folhagem, as deslumbrantes flores, os tão apetecidos frutos e os poucos ou nenhuns cuidados que exige, é mesmo de pensar em plantar mais uns quantos pés.

8 responses to “Romãs?”

  1. gintoino says :

    Curioso, por cá foi o ano em q mais e melhores romãs tivemos.

  2. Amélia do Benjamim says :

    Que bela fotografia! Folha caduca, será?
    (gosto imenso de sumo de romã, mas escolho-as poucas vezes… Curiosamente é um dos adornos de natal. Tenho duas secas. Não sei de onde me veio esta tendência romã-natal)

  3. Filipe says :

    Há duas espécies de romanzeira, uma de jardim com flor dobrada e outra que dá as ditas romas de flor simples, isto é só uma camada de pétalas, normalmente só vermelha

  4. Ana Ramon says :

    Pensei que não ter tido romãs este ano, seria problema de falta de cuidados. Depois ao ler o comentário do Filipe dei comigo a pensar se as minhas seriam de jardim. Mas lembrei-me agora que uma delas deu no ano passado 2 romãs.. as primeiras e se calhar as últimas, porque não estou a gostar do aspecto da árvore :((

  5. Luciano says :

    Ana, passou-me o mesmo pela cabeça mas, para além de uma delas ter vingado um fruto o ano passado, tenho (quase) a certeza de ter pedido romanzeiras de fruto quando trouxe as plantas do horto.

    Filipe, a flor da fotografia não é dobrada, pois não?

    Sim Amélia, as romanzeiras são de folha caduca. E à parte o facto de serem mais ou menos contemporâneas, também desconheço a relação entre as romãs e o Natal.

    Gintoino, é de facto um luxo poder te-las assim em quantidade e qualidade.

  6. Filipe says :

    Na fotografia, da outra vez não reparei no link, não parece ser dobrada não, nas flores dobradas não se consegue ver o interior , vê em
    http://www.toptropicals.com/cgi-bin/garden_catalog/cat.cgi?number=5&find=Punicaceae&imagesonly=1

    O que eu chamo dobrada é a double flower.
    Pode ser uma questão de idade

  7. Luciano says :

    De facto a romazeira de flor tem as flores bem diferentes. Não as conhecia. Tenho uma tia minha, perdida por flores, que ia adorar ter uma dessas.

  8. Mariana says :

    Agrónomo?? Entomologista?? Fotógrafo?? Incrível… Como de repente, à procura de romãzeiras, dou por mim a ter a certeza de que não sou a única a achar que na agricultura também reside Arte!! Bem haja pela cor e pela quantidade infindável de material. Bem haja por fazer parecer que existem momentos que se repentem anualmente, mas cada ano com a sua beleza!! :)

Deixe uma Resposta

