Castanhas?

Também não correram muito bem as coisas com as castanhas: poucas, pequenas e com mau paladar. Os castanheiros ainda são muito jovens, estes terão uns três ou quatro anos, portanto não terão tido tempo ainda de afinar as suas artes de frutificação. Espero daqui a mais uns anitos, não muitos, estar aqui a escrever qualquer coisa como: “É pá, não sei o que hei-de fazer a tantas castanhas! É que ainda por cima são tão boas!”

6 responses to “Castanhas?”

  1. says :

    Meu caro,
    Uma pesquisa na net trouxe-me, casualmente, ao teu blog, ao sítio de 2006 onde se falas da cura das azeitonas.
    Vi o que estava escrito e senti vontade de ajudar pois, sendo de uma região de azeite e azeitonas, tenho um domínio razoável dos saberes tradicionais relacionados. Alguns deles poodem ser vistos na aqui : (http://www.bragancanet.pt/brunhoso/index.html).
    Sobre a qualidade da colheita de castanhas, lamento desiludir-te mas não esperes que os castanheiros, com o tempo, venham a “afinar as suas artes de frutificação” A qualidade das castanhas tem a ver com varios factores nomeadamente a qualidade das árvores, clima, terreno e humidade. A idade da árvore não é um factor decisivo da qualidade do fruto.
    Nota-se que gostas muito da natureza, das árvores e da hortofloricultura mas não tendo crescido no “milieu” não dominas minimamente as técnicas agrícolas.
    Se tiveres alguma questão específica a colocar cá estou para, se puder, ajudar. A não ser que prefiras aparecer no fórum de Brunhosos e pedir os conselhos a uma assembleia de experts bem mais alargada.

  2. Luciano says :

    Zé, obrigado pelo comentário. Diria que não foi dos mais acertivos, nomeadamente ali com o “não percebes nada disto” mas a verdade é que ainda não sei muito e um dos objectivos de tornar este blog público é precisamente possibilitar a ajuda e colaboração de todos.
    Bem sei que a variedade e o clima são determinantes para a qualidade do fruto mas a idade da árvore tem também a sua influência – não será decisiva, mas notória.
    Como consolo, se não vierem a dar bom fruto, ainda assim os castanheiros são umas belas árvores.

  3. says :

    Claro que sim, Luciano,
    Os castanheiros são belas árvores e, do ponto de vista económico, têm tb outras utilidades. Quanto à esperada melhoria do fruto, à medida que a árvore envelhecer, cá estarás para tirar as tuas próprias conclusões. Gostei muito do teu bloig e, pelos vistos fui infeliz no meu comentário porque acho que o interpretaste mal. Gostei muito de ver o teu empenho e seriedade com que tratas de coisas simples como a colheita das romãs, o plantar dos alhos, a cura das azeitonas… e ri-me, também com alguns procedimentos, inclusive alguns que vi documentados em foto.
    Parece que não gostaste da minha crítica à tua falta de conhecimentos na agricultura. A maior parte das pessoas pensa que a agricultura é uma coisa muito fácil de aprender e qualquer um com meia dúzia de dicas fica expert na matéria. Nada disso é preciso muitos anos de prática para ter um domínio mínimo das tarefas. Claro que todos podemos e devemos tentar mas sempre numa postura de humildade e vontade de aprender todos os dias.
    Como é que estão as azeitonas deste ano?
    Na fase inicial de cura, não precisas de colocar nada nem mesmo limão. O limão e outros temperos entram só numa fase final de tempero, quando a acidez desaparecer.
    Atenção, dica muito importante, hoje, dia 09.12.07, pelas 23.03 horas entra a lua nova. Durante as 48 horas subsequentes não toques nas azeitonas, não lhes mudes a água, não lhes mechas, deixa-as em paz… Alguém realtou aqui no teu blogue que já lhe aconteceu, sem saber porquê, ficarem moles e começarem a apodrecer, a explicação p0derá ter a ver com a lua. “Tambien no creo en brujas pero que las hay, hay”.

  4. says :

    Lucianos, desculpa macular o teu blog com erros ortográficos mas só reli depois de enviar. Ressalvo “mexas” e não “mechas”

  5. Bi says :

    Pronto, não te preocupes, pelo menos tens uma vantagem: Como diziam antigamente (no meu tempo…), não comendo castanhas, não terás piolhitos!!!! :-)))

  6. Luciano says :

    Zé, as oliveiras aqui produzem erraticamente – pelo menos, segundo dizem, de há uns 40 anos para cá. Esta ano não deram nada que se visse.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: