Maracujal

A última ramada de videiras que restava foi cortada e deu lugar a maracujás e kiwis. Tanto um como outro são largamente apreciados cá em casa, ao contrário do vinho verde. Têm ainda a vantagem de não precisarem de cuidados especiais – fim portanto às incontáveis doses de sulfatação e outras drogas que tal. À parte a poda de condução Invernal, está feito.

Os maracujás, mais sensíveis ao frio, tiveram direito a uma tendinha por cima de cada pé, para os agasalhar nas noites mais frias. Coragem que a Primavera está quase aí! Quase, quase…

10 responses to “Maracujal”

  1. CITRA says :

    Adoro fazer mousse de maracujá. Quando tinhamos maracujás no canteiro ainda não tinha descoberto os segredos das sobremesas de tão delicioso fruto. As plantas de kiwi que o meu pai plantou em Povolide nunca deram em nada, vá-se lá saber porquê (na quinta ao lado há cerca de 50 pés de kiwi)!
    Boa sorte com a agricultura

  2. Luciano says :

    Obrigado Cláudia!

  3. sistermeg says :

    Olá,
    Sou doida por maracujá e o meu filho, com 4 anos, para meu espanto, também adora. Neste último Verão deram-me um pézinho de maracujá num vaso e disseram-me que não precisava de cuidados nenhuns de especial. Passado algum tempo mudei-o para um vaso maior e agora está a ficar com as folhsa amareladas. Será água a mais? Deverei fazer-lhe também uma “tendinha”? Peço desculpa pelo atrevimento, mas sou “frequentadora” assídua deste sítio do qual gosto muito e podia ser que pudesse ter uma dica… Obrigada e felicidades.

  4. Luciano says :

    @sistermeg, se o maracujá está no exterior é bem provável que o problema seja frio – mais a Sul não é tão notório mas os maracujás não gostam de temperaturas baixas.
    Causas para folhas amarelas há inúmeras, desde deficiências ou excessos nutritivos no solo até água em demasia, falta de luz.
    Acho que não ajudei muito.

  5. sistermeg says :

    Já serviu para esclarecer que, obviamente e como supunha, deve estar com frio…
    Acho que vou tentar improvisar uma tenda para o dito.
    Muito obrigada.

  6. egon says :

    gostariar de saber passso a passo a poda do maracujá, pois na minha casa tenho um pé no quintal, mas a primeira safra é pouca!!

  7. Luciano says :

    @egon: não sei grandes detalhes da planta mas, pela experiência que tenho, a poda que se faz é só para evitar que a planta invada tudo (podem crescer imenso!). De qualquer forma, à medida que os nossos maracujás vão crescendo, vou procurar informar-me melhor e depois publico o que descobrir.

  8. Jaque Medeiros says :

    Moro no Rio de Janeiro e entendi de ter um maracujazeiro na garagem. Abri um buraco no cimento, aguei o mais que pude pra não afundar prédio do lado e esperei ele crescer. E o pé cresceu, cresceu, e deu maracujá até enjoar a vizinhança toda. Com o tempo, as folhas próximas ao tronco caíram todas, e fez aquele buraco enooorme no que eu esperava que fosse um cobertor fofinho de folhas…. Achei de cortar as pontas pra ver se reagia e nada. Achei de cortar mais um pouco, mais um pouco, e agora ando tendo pesadelos com o maracujazeiro me assombrando à noite. Os galhos estão verdes por dentro, secos por fora… Como faço pra ele se recompor, ter folhas novamente e dar frutos outra vez???

  9. Luciano says :

    @Jaque, não conheço o suficiente sobre o maracujá para lhe poder ser útil. Não sei porque é que possa ter perdido as folhas – frio? falta de água? água a mais?; também não sei se é planta que recupere e rebente em lenha velha.
    Boa sorte!

  10. José Noivo says :

    Também tenho planta de maracujá há muitos anos.Cá em casa adoramos o fruto.Pelo que me parece a planta não dura mais do que 2 anos.Daí a necessidade de todos os anos semear planta a partir da semente dos nossos maracujás

Deixe uma Resposta

