Galinhola

Estava ao telefone, a aproveitar a pausa para descansar uns minutos em pé, quando dou conta de outra coisa especial lá fora: junto ao moinho, com uma camuflagem perfeita, uma ave que debicava por entre as folhas e ramos caídos no chão.

Deslocava-se de uma forma peculiar, pendulando, como se por pernas tivesse duas molas bem elásticas. Dir-se-ia que queria imitar uma folha a adejar ao vento. E das duas uma: ou era destemida ou confiava excepcionalmente nas suas artes de disfarce, pois viu-me a fotografá-la da janela, olhou-me fixamente e lá continou na sua caçada molejante.

A Scolopax rusticola é uma ave solitária, raramente avistada no solo e de actividade principalmente nocturna – tive mesmo sorte em vê-la ali em baixo. Alimenta-se de vermes e insectos.

8 responses to “Galinhola”

  1. gintoino says :

    Q sorte! Não parece mesmo nada preocupada com a camara…

  2. jorge gomes says :

    Já tinha visto na zona galinhas de água. Galinholas nunca. Acho entusiasmante, mas se calhar é mesmo no disfarce que está o segredo.

  3. Elsa Castelo says :

    Belo registo para os nossos anais :)

  4. Bi says :

    Que coisa linda!!!

  5. Nuno Pinto Lisboa says :

    Belas fotografias.

    As galinholas têm um voar digno de se visto, muito rápido, rasante e com uma destreza única.

    Muitos parabéns

  6. Felizardo Caldas da Rainh says :

    acho fascinante as galinholas!!!!!!!! serei caçador daqui a uns tempos e a galinhola é um animal de uma elegancia extrema!!
    exelente para ser visto em sonas humidas e lamaçentas !!!!!!!!!!

  7. João Eiras says :

    Ando à procura de informação porque ontem vi uma galinola adulta e três filhotes, consegui apanhar os três filhotes pra lhes tirar fotos e o espécimen adulto também, voltei a recolocá-los no lugar que os tinha encontrado, nunca tinha visto nenhum animal daqueles e fiquei fascinado, não sei se os prejudiquei com a minha vontade humana de apreciar de perto e até mesmo tocar o que é belo e por lhes ter interrompido o ritmo natural, sei que da proxima vez que vir algo assim vou apreciar à distância sem importunar, foi uma das coisas mais bonitas que já vi até hoje estando apenas em par com um frulho, e um mocho, qualquer um destes animais só vi uma vez na vida e em liberdade e logo por sorte aqui onde vivo, a natureza é tão bela e perfeita e por vezes deixa-nos vislumbrar um pouco do que guarda, protege e até esconde no seu regaço. Por isso na minha opinião a caça por desporto e diversão é uma enorme estupidez, crueldade, inconsequência e até mesmo um crime contra a natureza. Ser a espécie mais evoluída (é discutível depende do que cada um entende por evoluído) não nos dá o direito de tratar e fazer das outras espécies o que bem nos entende, devia sim responsabilizar-nos para as proteger e preservar. O ser humano deturpa, distorce e destroi tudo o que tem de bom por puro prazer, comodismo e ganância.

  8. João Eiras says :

    Caçar por desporto é sadismo e desrespeito pela natureza, quem acha belo e elegante um animal no seu habitat natural e depois o caça sem qualquer outro intuito a não ser o puro prazer deve ter sérios transtornos mentais e graves problemas emocionais.

    Há tantas outras coisas para fazer e tantos outros hobbies que não prejudicam e até benificiam a evolução cultural, mental e até física do próprio indivíduo e logo optar por um passatempo que não visa senão a destruição de outras espécies?!!!

    Abram os olhos e percebam que o mundo não é nosso para o destruir-mos a nosso belo prazer, até porque o que estamos a destruir é irrecuperável, além do mais megalomania e o Complexo de Deus só levam à destruição do planeta e consequente auto-destruição.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: