Tremoço e tremocilha

Semearam-se hoje na horta tremoços e tremocilha. Como este ano pretendo minimizar as actividades na horta por forma a ter tempo para tratar de uma série de trabalhos que vão ficando adiados ad aeternum, este tipo de plantas é o indicado: ocupam o terreno e portanto atenuam o avanço das ervas daninhas, fixam nitrogénio nas raízes e ainda nos fornecem alimento.

A tremocilha não é utilizável para a alimentação mas antes para compostagem – ou enterrada no local, para quem lavra a terra, ou cortada e triturada no compostar, como aqui fazemos.

22 responses to “Tremoço e tremocilha”

  1. CITRA says :

    A parte mais aborrecida dos tremoços é … apanhá-los!

  2. Bi says :

    Dão uma bonita flor.

  3. Bi says :

    E grão-de-bico? Até em terrenos meio rochosos se dá, não exigem muito e com um bom bacalhau assado…que bom e simples!!:-))))

  4. Mário Reis says :

    Também tenho por hobi a horticultura. Andando à procura de informações sobre tremoços vim aqui ter. Parabéns. Há alguma técnica especial para semear os tremoços? Qual o seu ciclo de desenvolvimento?
    Obrigado.

  5. Luciano says :

    Mário, este ano também é o primeiro em que cultivo tanto o tremoço como a tremocilha. Para as cultivar não tive nenhums cuidados especiais, a não ser sachar ligeiramente o solo, semea-los e passar com um ancinho para os cobrir. Tanto quanto sei são plantas bastante rústicas. À medida que for tendo mais novidades vou registando aqui os resultados.

  6. ana ramon says :

    Olá Luciano. Engraçado que estava a preparar um post sobre o tremoço que acabamos de semear e acabei pro cair neste teu cantinho. É a terceira vez que o semeamos mas segundo me disseram, o tremoço não gosta de ser enterrado, tratando logo de se esgueirar para cimo da terra. Por isso reparei que o pessoal se limitou a atirá-lo para o terreno e lá está a desenvolver o grelito debaixo desta chuva para depois se enterrar sózinho e da maneira que mais gostar :)))
    Hás-de-me dizer depois se o teu também pôs a cabecita de fora depois de o teres enterrado.

  7. Luciano says :

    Olá Ana!
    Sim, aqui também não foram enterrados e já estão todos germinados. Fico à espera do teu post, que não sei quase nada sobre eles.
    Beijinhos.

  8. Manuela Horta says :

    olá:
    a mim encantam-me os campos de tremoços e tremocilha. Devo confessar pouco saber de agricultura. Podes dizer-me qual a diferença entre a planta do tremoço e da tremocilha? É que eu tinha a ideia de que o tremoço seria amarelo e a tremocilha roxa. Mas, agora tenho reparado que designam a tremocilha como sendo amarela. Então, o que é a planta roxa com as mesmas características?

  9. Luciano says :

    Manuela, também fiquei meio baralhado com as cores das flores mas, de facto, a tremocilha, que tem a semente mais pequena (daí provavelmente a origem do nome comum) e folha mais estreita, tem a flor amarela e a azul ou roxa, com folhas mais largas, é a do tremoço para consumo.

  10. Francisco Duarte says :

    Boa tarde.
    gostava de saber tdo sobre o tremoços é que possuo alguma area de terreno e gostava de fazer plantação. quando digo tudo, digo altura de plantação/colheita, tratamentos, formas de plantar… todo esse tipo de coisas…
    muito obrigado….

  11. Luciano says :

    Francisco, este é o primeiro ano em que cultivo quer os tremoços quer a tremocilha. Até ao momento sei que devem ser plantados no final do ano, creio que desde Outubro. Sei também que não precisam de grandes cuidados: aqui, desde que as semeei, não lhes fiz absolutamente mais nada! As vagens não estão ainda maduras portanto não sei exactamente quando será a colheita.

  12. Luis Costa says :

    Olá amigos, acho este blog muito interessante e gostaria de participar.
    Alguém me pode dizer qual é a melhor altura para semear a tremocilha?

    L.C.

  13. joaquim says :

    Na qualidade de apreciador e, naturalmente, consumidor de tremoços, gostaria de saber como proceder para os tornar comestíveis, depois de os adquirir secos.
    É que, os que se encontram à venda no mercado estão cheios de anti-oxidantes, conservantes, etc.
    Obrigado.
    Joaquim

  14. Pedro says :

    Tenho um terrno e por sugestão de terceiros foram plantados tremoços para impedir o avanço de ervas daninhas. Tal como foi dito anteriormente sem grandes cuidados. São simplesmente lançados para a terra.
    Para saber quando devem ser apanhados “cantam” nas vagens, é o sinal que estão maduros.
    Mais trabalhoso é tratá-los para consumo. É preciso demolhá-los como se faz ao feijão ou grão de bico para facilitar a cozedura, depois de cozidos (pode ser na panela de pressão) ficam muito amargos e é necessário demolhá-los para perderem a acidez. (Este processo demora vários dias, antigamente eram colocado em riachos em água corrente). No final deste processo (vai-se provando mas demora pelo menos 10 a 15 dias), junta-se sal, encontrei uma receita que diz que pode levar vinagre. Depois é saborear!

  15. Luís Monteiro says :

    Caros, tive uma boa colheita de tremoços. Quando me deram alguns para plantar disseram-me para os atirar ao chão e pisá-los rodando o pé de forma a deixá-los meio enterrados no terreno (não sachado) e vingaram na perfeição. Claro que houve chuva mas limitei-me a vê-los crescer e florir.

  16. Elsa says :

    Sabem dizer-me qual o valor calórico dos tremoços?

  17. fernando barradas says :

    gostava que me dissesem qual o tipo de terreno em que se pode plantar termosos

    • Luciano says :

      @Elsa, não sei ao certo mas creio que é baixo.

      @fernando, os tremoços não são muito exigentes; se tiver um bom terreno, é natural que tenha plantas mais desenvolvidas e possivelmente mais tremoços e maiores mas, pela experiência que tenho, mesmo em terrenos pobres alguma colheita terá. Um bom terreno para favas é também adequado para os tremoços.

  18. fernando says :

    ja por algumas vezes tentei semear termosos e nao deu grande coisa
    pois eu penso que deve de o terreno ser arenoso

  19. fernando says :

    gostava de saber que tipo de liquido utelizam para concervar os tremosos
    em baldes como se vem nos supermercados

  20. luis says :

    como referência dos valores nutricionais, penso que a Elsa poderá consultar o seguinte endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-519-O%2Btremo%25E7o.html

    O tremoço gosta de solos férteis, um pouco argilosos, de pH neutro (6 a 7).

    Geralmente as conservas são feitas em salmoura. Não posso é ajudar a saber qual a quantidade de água e de sal a utilizar.
    luis.

  21. Miguel says :

    Bom dia, se houver alguem que tenha tremoço para vender em grande quantidade…avizem :) louro.miguel@hotmail.com
    cumprimentos, e boas produções

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: