luduino

A razão pela qual andei de volta da fonte de alimentação foi este outro projecto: o luduino. Trata-se de um microcontrolador baseado e compatível com o arduino. Há uma série de variantes, tais como o freeduino, o boarduino ou o uduino, cada qual com pequenas alterações ao desenho de referência.
O circuito que estou a desenhar – daí chamar-lhe luduino, mais por falta de imaginação do que por narcismo, espero eu – tem os pinos compatíveis, para poder usar os shields disponíveis, mas inclui algumas alterações, tais como a utilização de um conversor USB-TTL externo e pormenores no subcomponente de alimentação.

Estou ainda na fase de desenho da placa de circuito impresso e, com o pouquíssimo tempo que tenho disponível, tudo progride muito lentamente. A avaria da fonte de alimentação não ajuda, claro.

O incrível deste projecto é ser todo ele open-source, desde os esquemas ao software para o programar, suportado por uma comunidade hiper-activa.

Advertisements

4 responses to “luduino”

  1. Susana Pinho says :

    Posso não perceber nada de electrónica, mas consigo encontrar beleza no desenho do circuito e nas formas das peças!!

  2. Bi says :

    Ajuda a imaginar uma nova pintura, até nas cores…:-))))))))

  3. Filipe says :

    Não sei qual é a potências que precisas nas fonte, mas ponderas-te utilizar as fontes de alimentação de um PC antigo ou avariado. Algumas delas precisam de uma carga permanente para estabilizar, que se resolve com uma lâmpada. A tensão contínua de saída é muito estável.

  4. Luciano says :

    @Filipe, cheguei a equacionar essa hipótese, até porque tenho aqui em casa alguns computadores antigos aos quais podia canibalizar a fonte, mas como queria tensão ajustável e limitação de corrente, acabei por pensar num projecto novo. ;)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: