Sr. Berbequim

Não sei se é normal afeiçoarmo-nos a ferramentas mas a verdade é que este berbequim, que era do meu pai, me diz muito. Segundo me contou ele ainda hoje, foi comprado, há mais de quarenta anos, a um lavrador que o utilizava para abrir os pipos do vinho. Trabalhou muito às mão do meu pai e, depois de eu nascer, ainda menino, muitas vezes o ajudei a trocar de broca ou a segurá-lo momentaneamente entre um furo e outro. Pesadíssimo, todo ele em metal, tem uma força bruta e a rotação certa para fazer furos em metal – mal sabia o agricultor.

O ruído que faz ao trabalhar é muito diferente dos berbequins actuais. Tem um cheiro característico também. Faz-me lembrar os motores que havia nos laboratórios de máquinas eléctricas, na faculdade, que, segundo diziam, eram da I Guerra Mundial.
Tentei indagar a sua proveniência mas a chapa com o nome da marca está ilegível, raspada por anos de uso.

Para além desta chapa com as características eléctricas e mecânicas do berbequim há uma outra inscrição: “BREVETE S.G.D.G”, que se traduzirá para “Patentado Sem Garantia do Governo”. Deduzo portanto que o fabricante seja Francês mas foi tudo quanto consegui descobrir.

2 responses to “Sr. Berbequim”

  1. jorge gomes says :

    Sorte da tecnologia nascida nas décadas primeiras do século passado. Ainda vai ser possível fazer a sua história, como é o caso desse admirável berbequim que veio substituir ferramentas manuais. As tecnologias que nasceram a partir de 1980 desaparecem num período de tempo cada vez mais curto, e quem se vai dar ao trabalho de fazer a sua história?

  2. Claudia says :

    Foi feito para durar!
    Pena ser muito longo, mas deixo aqui um video, que encontrei num blog, sobre o assunto. Actualmente a maquina avaria e nos irracionalmente vamos logo comprar outra igual.

    http://www.storyofstuff.com/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: