Morangal

Os morangueiros estão a produzir em força. Curioso no mesmo pé coexistirem morangos já maduros, outros ainda brancos de tão verdes, uns quase só sementes e outros em potência, apenas flores.
Não tive ocasião ainda de fazer uma protecção eficaz contra o ataque dos pássaros e, de facto, já se vêem alguns debicados, normalmente os que começam a ficar mais vermelhinhos. O resultado é que temos de os colher mais cedo e acabamos por perder no sabor, que não há nada como um bom morango maduro.
O sistema de rega também não está montado, por isso, nos meses mais quentes, vai ser preciso andar a acudir de mangueira.
Este ano, não me precavi com palha seca para espalhar entre os morangueiros, para evitar o apodrecimento dos frutos em contacto com a terra húmida. Para já ficam assim mesmo, já que a alternativa, o infame plástico preto, não me convence nem por nada.

6 responses to “Morangal”

  1. Bi says :

    Agora não é terra húmida, é molhada!

  2. Manuel Moreira says :

    Morangueiro….
    Pois. Eu temabém cultivo morangos no meu quinta.
    No entanto gostaria de boas dicas para uma boa produção (quantidade de rega, tratamentos, podas etc. Tudo o que puder ajudar.
    Assim, se me puder enviar o máximo de informação, agradeço antecipadamente

  3. Luciano says :

    Manuel, a minha abordagem à produção, à conta do meu pouco tempo disponível, tem sido numa perspectiva tudo-o-que-vier-é-bom-tendo-em-conta-que-as-plantas-estão-entregues-a-elas-próprias. Os morangueiros não são excepção: limpo as ervas quando já estão quase a ficar cobertos, rego-os volta e meia, quando o calor aperta, e , lá mais para o fim do Verão, quando os novos estolhos estão enraizados, transplanto-os para um local mais espaçado. E mesmo assim, entregues à sua sorte, os morangueiros têm feito aquilo que sabem, ou seja, morangos, e nós muito lhes agradecemos as belas sobremesas saudáveis que nos têm proporcionado.

  4. Carlos Counhago says :

    Tenho um morangueiro (vaso) e estão constantemente a nascer novos estolhos, mas como não tenho terra à volta não sei o que fazer. Devo cortá-los e plantá-los noutro vaso? As folhas crescem muito são enormes, o que devo fazer? Nas sessões mais baixas do morangueiro já não nascem morangos à muito tempo, porque será?
    Carlos

    • Luciano says :

      @Carlos Counhago, vamos lá a ver se sei responder a essas perguntas todas. Relativamente aos estolhos, se quiser multiplicar os seus morangueiros, de facto deve colocar vasos ao lado para que os estolhos possam enraizar e depois sim, cortar o caule que os unia à planta “mãe”. Se não quiser mais plantas, o melhor é cortar os estolhos logo mal se formem, para que o morangueira não despenda energia de forma inútil.
      Quanto ao tamanho das folhas, creio que variam entre variedades diferentes de morangos. De qualquer forma, não me parece que isso seja um problema: folhas grandes significam que as plantas obtêm mais energia e portanto, poderão criar mais e maiores morangos.
      Não sei há quanto tempo tem esse morangueiro mas a razão que aponta é uma das que levam os produtores industriais de morangos a substituir as plantas de três em três anos. Embora durem mais tempo, as plantas começam a envelhecer e a produzir menos.

  5. Couto says :

    Ja tentei dedicar-me a esta cultura mas infelizmente sem sucesso, na verdade acho que nunca passaram da fase de germinação :-(
    Gostava de ter morangueiros pela minha horta mas, acho que para isso vou ter mesmo que comprar as plantulas já desenvolvidas.

    Couto

    http://ahortadocouto.blogspot.com/(“iniciante” sigam o meu blog)

Deixe uma Resposta

