Dentro do bambusal

Já cresceram o suficiente para que se possa entrar lá para dentro, como quem entra num esconderijo, agachado, e para sentir que estamos num recanto isolado do mundo. À volta só se vêem canas, em cima a folhagem verde que risca o céu, e ao longe, o rumorejar do rio.

Nesta altura do ano brotam do chão os novos rebentos de bambu e que, dentro de poucas semanas apenas, serão canas mais altas do que eu. À medida que os bambus se vão estabelecendo no terreno, as novas canas vão aumentanto de diâmetro, e altura também, até atingirem o tamanho característico da espécie em causa. Desconheço esses máximos para os bambus que cá temos (Phyllostachys nigra e aurea) mas alguns dos rebentos deste ano têm uns bons cinco cêntimetros de diâmetro!

6 responses to “Dentro do bambusal”

  1. Violeta says :

    Isso é coisa que se possa ter num quintal? Onde se arranja p plantar? (Acho que os meus pais não vão achar mta piada à ideia…)

  2. Luciano says :

    Essa é uma pergunta difícil. Os bambus são invasivos, não há volta a dar. Crescem para os lados. Uns mais, outros menos mas todos têm tendência a ocupar mais área. E isso pode ser um problema, consoante o sítio em que sejam plantados.
    No nosso caso estão num terreno amplo e que não é cultivado, portanto não causam dissabores. Quando é necessário controlar o seu crescimento, ou se usam barreiras para impedir a expansão das raízes (tem de ser uma material duro e enterrado até uns 60cm ou mais de profundidade) ou então têm de se cortar os rebentos quando aparecem.
    Os nossos foram comprados nos viveiros de Castromil.

  3. Elsa Castelo says :

    Tão fotogénicos estes nossos bambus…

  4. Susana Pinho says :

    São lindos!!

  5. VÍTOR says :

    Parabéns pelas tuas fotos Luciano. Gostei particularmente das dos Bambús. Gostaria de trocar algumas impressões acerca de Bambús. Como acedo ao teu e-mail?
    Obrigado

Trackbacks / Pingbacks

  1. QdM » A Exploradora - 02/19/09

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: