Batatas novas

Andamos de tarde a plantar uns cinco centos de cebolo, que o Nuno, com os seus contactos, conseguiu fazer chegar da Póvoa a Guimarães e depois trouxe para cá. Pelo caminho arranjou maneira de lhes juntar ainda uns dez centos de alho francês – que à falta de tempo para mais, ficaram para terminar de plantar amanhã.
Já no regresso a casa, para prepararmos o jantar, o Nuno não resistiu ao aspecto possante do batatal e andou a desenterrar algumas das plantas a ver se já haveria batata nova. Enchemos um saco delas, algumas já de bom tamanho, com a casca macia e o interior branco, branco. Assadas no forno foram um belo acompanhamento.
Depois do trabalho na quinta, que bem sabe uma refeição tão festiva – os meus pais acabaram para ficar também para o jantar – e com coisas criadas e acabadas de colher por nós.

4 responses to “Batatas novas”

  1. Nuno Pinto Lisboa says :

    Ainda me doem as costas de ter trabalhado com a inchada “desencabada”, como se diz cá para os lados de Guimarães.

    Como estou certo de que a dor apenas veio por falta de treino, só tenho que estar contente e feliz pelo meu pequeno contributo. Aguardo com expectativa o ambicionado dia da colheita, desejando sorte à Quinta dos Moinhos, pois manter um batatal daquele calibre até ao final da produção, e apenas recorrendo a práticas agrícolas sustentáveis, não é nada fácil!

  2. Violeta says :

    Também já tenho batatinhas novas do meu quintal para cozer com a casca e temperar c alho picadinho, azeite e oregãos. ficam uma delícia. :P

  3. José Rui Fernandes says :

    É sugestão ou é mesmo assim? A mim, os alimentos acabados de colher e cultivados por nós, sabem melhor. Sou capaz de jurar que têm outro sabor.

  4. Luciano says :

    @Nuno, agradeço-te a ajuda. Para variar, é bom ter companhia nas actividades agrícolas.

    @Violeta, as nossas foram assadas e depois regadas com azeite de alho. De uma forma ou outra, sabem tão bem!

    @José Rui, também não te sei dizer se é sugestão ou não mas, de facto, o prazer é outro.

Deixe uma Resposta

