Lá em cima…

O meu aniversário foi uma catadupa, em crescendo, de boas surpresas. Começou com telefonemas e mensagens de amigos e amigas – cujas data de nascimento invariavelmente me esqueço e que, mesmo assim, me ligam sempre; depois um jantar surpresa com os meus pais, a Susana e o Nuno; e a seguir à oferta de uma macieira que até já trazia maçãs e de um bem recomendado livro, o céu foi literalmente o limite com o telescópio que a Elsa me ofereceu.
A surpresa foi de tal forma urdida que já andava com ele na mala do carro há dois dias, sem suspeitar minimamente do que quer que fosse.

É um reflector newtoniano de 200 milímetros de abertura, com 1000 milímetros de distância focal. Com a razão focal ƒ/5 é bastante luminoso e portanto indicado para observação de objectos distantes, como nebulosas e galáxias.

O tubo óptico está assente numa montagem equatorial e quer o eixo polar quer o da declinação estão equipados com um motor. O comando destes motores tem várias velocidades e permite fixar um objecto no telescópio, contrariando o movimento de rotação da Terra – olá astrofotografia!

O tripé vem com uma lente polar, para permitir um ajuste preciso na orientação do Norte Celeste. Com o céu encoberto dos últimos dias nem a Lua se encontra, quanto mais a estrela Polar, portanto o alinhamento do telescópio está ainda por fazer.
Aproveito o tempo para refrescar as noções de astronomia.

Mas mesmo com esta chuva toda, Maio continua a ser o mês mais bonito!

8 responses to “Lá em cima…”

  1. neftos says :

    que óptimo presente!!!
    parabéns :)

  2. nat says :

    mas que prenda fantástica. Imagino que as noites de estrelas na quinta devem ser um espectáculo para fazer observações.
    :)

  3. ana ramon says :

    Bem.. então ainda que atrasados aqui ficam os meus parabéns e os votos de muitas felicidades . E a partir de agora ficamos todos à espera das experiências e novidades com esse fantástico telescópio.
    Um abraço

  4. José Rui Fernandes says :

    Parabéns… Isto fez-me lembrar que nunca mais peguei no meu… Em ano e meio não fiz nada com ele. Não sejas como eu!

  5. Bi says :

    Agora, estando bom tempo, vais convidar amigos para passarem a noite…não para jantar, mas…para verem estrelas no céu!
    Bom, eu sei que vou ter as duas coisas e se possível, aquele pãozinho de limão, delicioso!!!!!

  6. Renato Guedes says :

    Parabéns por todas as coisas boas… e o pãozinho de limão que a Bi refere??? hummm??? Será que qualquer dia temos a receita “on-line”?

    RG

  7. tete says :

    Sortudo é com certeza, merecedor também é, embora a minha opinião seja suspeita.

    Mas, Elsa, a tua fantástica prenda também é para todos nós. Vai ser realmente a minha ida ao Grande Planetário. Muito obrigada.

    E para o Luciano será muito mais fácil ir buscar uma estrêla para a nossa menina, se a estrêla d’Alva não vier.

    3 mil milhões de beijinhos (agora tem de ser à escala)

    Tété

Deixe uma Resposta

