Uma colónia em casa

A minha casa tem-me dado algumas dores de cabeça. Infiltrações de água, janelas e portadas em falência ou reboco de paredes a estalar são problemas que dispensava de bom grado. No entanto, descobri algo peculiar que a redime de todos estes defeitos e a torna adorável: ela abriga um colónia de morcegos!

Já depois do ocaso, naquele momento em que dia e noite se encontram a meio do céu e os últimos raios de luz, vencidos, escorrem rapidamente para o horizonte, eles saem para o exterior.
Primeiro pensei que se tratasse de uma coincidência, ver sempre um morcego a voar junto à beirada, dia após dia, àquela hora.
Até que um dia vi, incrédulo, um deles emergir do espaço entre uma telha e a beirada de madeira, lançar-se no ar e desaparecer a esvoaçar com o seu bater de asas característico. E mais estupefacto fiquei quando, logo a seguir, surgiu outro, e outro, e outro. Pareciam paraquedistas a lançar-se de um avião. Contei mais de uma dezena.

Ainda não os consegui fotografar. Eles são demasiado pequenos e rápidos, a luz é escassa. Já experimentei ângulos diferentes, com flash, controlos manuais mas não sei como fazer.
O que sei é que agora tenho a minha casa na mais alta estima. E que, se calhar, os defeitos não são defeitos, são mesmo características.

5 responses to “Uma colónia em casa”

  1. Susana Pinho says :

    Um dia destes espero ver esse espectáculo ao vivo!
    Pelos vistos agora já podes dizer que tens boa vizinhança!!

  2. Diane says :

    Que curioso! Todos os dias tenho um fenomeno similar em casa… será que tenho de facto uma colonia de baixo das telhas? Agora para os fotografar o infra-vermelho seria o ideal, existia uns rolos, na digital não conheço o processo.

  3. Bi says :

    Fazem-me lembrar as andorinhas nos beirais! Tenho saudades de as ver.

  4. Amândio says :

    Olá,Luciano,Elsa, Matilde e restante pessoal!
    Além de dar as boas vindas a tão boa companhia (morcegos), aqui vai a tal página sobre as viagens de que vos falei no parque da cidade.
    http://www.vsanga.com/secundarias/trekking/Hielo_Norte.html
    Vou tentar gravar uns dvds com alguns dos vídeos que tenho.
    Abraços.
    Amândio

  5. *L says :

    que bom :)

Deixe uma Resposta

