As primeiras flores de maracujá

Plantadas no início da Primavera, as plantas de maracujá cresceram bastante, com algumas a chegar já ao primeiro arame da ramada (cerca de dois metros de altura).
As tentativas de plantação que tinha feito anteriormente falharam todas por causa dos rigores do Inverno. Este ano as plantas estão maiores (a rega gota-a-gota foi o factor decisivo) e, aparentemente, com energia suficiente até para florirem.
Resta saber como vão encarar as primeiras geadas.

As flores são incríveis!

14 responses to “As primeiras flores de maracujá”

  1. Violeta says :

    São lindas e espero que se convertam em muitos frutos deliciosos. :)

  2. Filipe says :

    Promete também, o crescimento do fruto é muito rápido. Esse é a P. edulis, não é?
    Fiz um post a pensar nas vossas feijoas

  3. Luciano says :

    Olá Filipe!

    Sim, é a edulis. Como dizia no post, espero que resistam à geadas.
    Já é o terceiro ano que tento… vamos a ver se tenho sorte.

    Não sabia que a feijoa tinha sido reclassificada (ainda a chamava Feijoa sellowiana).

  4. ana ramon says :

    Olá Luciano! Eu tenho uns pés de maracujá que nunca deram fruto. Fiquei a saber pelo Augusto do Pilriteiro que o meu maracujá não dá frutos comestíveis e é apenas de flor. Não sei o nome técnico dele. Mas estes não morrem durante o Inverno e são invasores nascendo novos pés em toda a área envolvente. Parecem-me muito resistentes porque o Inverno que passou matou uma série de laranjeiras e limoeiros e os pés de maracujá aguentaram-se que nem uns valentes. Beijinhos

  5. Luciano says :

    Olá Ana!

    É por gostar tanto dos frutos que persisto no cultivo dos maracujás. Espero bem que estes não se fiquem só pelas flores! :)
    Beijinhos!

  6. Filipe says :

    Sóuma nota para a Ana e para ti também, o maracujá que só dá flores, que lhe chamam maracujá azul, por os estames terem um azul muito forte, dá fruto pequeno amarelo com uma polpa vermelho viva mas em muito pouca quantidade comparado com o edulis. O problema é que sózinho é auto estéril, precisa de outros maracujás para que se dê a polinização: O P. edulis é auto fértil

  7. Bi says :

    O que eu aprendo… Para já as cores da flor estão na moda! Lindas! Adoro maracujá ao natural, em sobremesas doces…

  8. sara says :

    Há um nome engraçado para esta flor (ou não): martírios de cristo. Tem uma coroa de espinhos, cinco chagas e três pregos… Mas à parte desses “devaneios religiosos” a flor é realmente soberba. A minha mãe também tem maracujás, mas são sempre tão ácidos que não se conseguem comer…

  9. João Franco says :

    Comi recentemente um maracujá de casca laranja e sementes vermelhas, bastante sensaborão. De que espécie será? Tenho semeados à espera de resultados maracujá-roxo, maracujá-amarelo e granadilha. Se alguém tiver sementes de outras espécies, estou comprador.

  10. vera says :

    no meu quintal tem um pe de maracuja no inicio deu uns maracujas (10) e as flores caem bastantes e agora tem muitos inicios de florzinha mas nao dao maracuja.Tem um besouro que o visita todos os dias, mas até agora não nasceu nenum maracuja.fico triste tantas flores e nenum maracuja. como cuidar, aguar e saber que tipo e este pe.
    responda-me no meu email.

  11. selma says :

    Tenho algumas plantas frutíferas em meu quintal inclusive maracujá.Pela primeira vez ele florou e nasceram 6 lindos frutos! Floresce toda semana porém caem. Fico tristinha.
    Existe alguma coisa que posso fazer? Ah! Aqui também aparecem os besourinhos amigos.
    Selma

  12. vanda says :

    tenho um pe de maracuja roxo no meu quintal deu 6 frutos e esta com flor sempre mas elas caem

  13. CIBELLE says :

    tenho uma parreira enorme, que só dá flores, nunca deu fruto…
    o que devo fazer????
    obrigada!

  14. João Franco says :

    Olá!

    Tenho uma vasta colecção de maracujás. Podem consultar o meu blogue em:

    http://my-passiflora.blogspot.pt/

    Estou disponível para esclarecer qualquer dúvida.

    João Franco

Deixe uma Resposta

