Feijocas

Os Phaseolus coccineus são comummente conhecidos por feijocas ou feijão-de-sete-anos. Tal como se adivinha, são trepadeiras perenes, originárias da América do Sul. No nosso clima, toda a parte aérea seca no Inverno mas, na Primavera seguinte, torna a rebentar pela raiz tuberosa – isto é, se os ratos não derem com ela.
As vagens são muito fibrosas e portanto só comestíveis se colhidas ainda imaturas. Cultivam-se essencialmente pelo feijão – e que delícia é um arrozinho deles – e pelas flores.

As plantas com flores brancas têm feijocas brancas.
As de flores vermelhas produzem estas feijocas de cor alilasada, cobertas com umas curiosas manchas pretas, a fazer lembrar QR Codes.

8 responses to “Feijocas”

  1. CITRA says :

    As nossas já foram quase todas cozinhadas, deliciosas!

  2. gintoino says :

    Semeei-as esta primavera, com a ideia de as comer como vagens (n fazia ideia q os feijões eram assim tão bons). No entanto não foram uma colheita muito boa…acho que precisam de mais água do q aquela q eu lhes dava. Tenho de ver se consigo mais umas sementes para tentar de novo.

  3. tete says :

    Creio que é uma atitude sádia manifestar aqui a minha ignorância. Confesso que quando fui regar, durante as vossas férias, reguei uma trepadeira com umas flores lindíssimas que estavam no início da horta. Achei o local estranho, mas as flores eram tão lindas, dum vermelho tão vivo, que mereciam a benção da água.
    Fiquei a saber que eram feijões. E em que lindos feijões se tornaram. Já aprendi mais uma coisa.
    No tacho, já conhecia as feijocas e num arroz malandrinho são uma delícia.

  4. jp says :

    obrigado
    Vou fazer no próximo ano
    parabenos para fotos

  5. Bi says :

    Que DELÍCIA de fotos!

  6. Nuno says :

    Mt bom post- estou sempre a aprender!

  7. Maria Lua says :

    Obrigada pela partilha da informação sobre as feijocas (e fotos também!).
    São uma das minhas leguminosas preferidas.
    Boa semana.
    :-)

Trackbacks / Pingbacks

  1. QdM » Bambu e feijocas - 05/15/09

Deixe uma Resposta

