Está a nevar!

neve nas oliveiras

Começou logo pela manhã, com o telefone a tocar. Do lado de lá, vozes entusiasmadas anunciavam “está a nevar!”. Pouco em Matosinhos, aqui em farrapos pesados, bastava olhar pela janela. Ou talvez não. O melhor talvez fosse ir lá fora espreitar. Apesar de já ter visto neve várias vezes, de já ter inclusive andado enterrado até aos quadris, agarrei noutro casaco e numas botas e corri lá para fora.

Há uma alegria pueril e encantadora que a neve parece despertar em todos.

Abri um guarda-chuva, para me proteger e à máquina fotográfica também. Detive-me só a escutar o tamborilar dos flocos sobre a minha cabeça. Percorri a quinta toda, na ânsia de ver todos os cantos, todas as plantas, pedras e caminhos cobertos com este manto inusual. E, ao fim de algum tempo, de facto, a neve tudo cobria. Rapidamente fui forçado a abandonar as passadas de explorador resoluto: os pés, destreinados que estavam de calcar este elemento tão escorregadio quanto aparentemente inofensivo, amedrontaram-se. Voltei para dentro.

A Natureza é mãe mas também mulher sedutora, que encontra ainda encanto no pó-de-arroz e gosta de acentuar, com traços brancos e bem delineados, as suas curvas mais horizontais.

E que bem fica a quinta vestida de branco! Mais fotografias aqui.

10 responses to “Está a nevar!”

  1. Elsa Castelo says :

    As vantagens do escritório em casa :)

  2. sérgio says :

    aqui para baixo vê-se a serra do bussaco toda branca

  3. hpc says :

    Que pena eu tenho de não estar a viver esses dia brancos! ver nevar é das experiênciass mais euforizantes que conheço. Uma euforia misturada com uma sensação de harmonia que me fez, há muitos anos, ficar a pé até de manhã, com o nariz colado à vidraça … Nessa noite ela caiu sem vento, em enormes pedaços … Uma felicidade imensa.
    Agora, por estas bandas tropicais, as euforias são outras, mais mitigadas pelos obstáculos ao trabalho. Haja esperança!

  4. jp says :

    aqui…
    chuva et relva verde

  5. Elisabete Vilar says :

    Querido luciano!

    Nem acredito que consegui desencantar-te finalmente, e logo enterrado em neve!! Eu sou… a couve – ainda te recordarás?
    É que há uns tempos encontrei a tua irmã noutra quinta, no Alentejo, e ela deu-me o seu mail e telefone mas apontei-os nas costas de um envelope e não tornei a encontrá-los…
    Estava eu a lamentar-me disso no outro dia e eis que me lembrei de ela ter mencionado que tinhas um blog e, apesar de não ter sido às primeiras tentativas, lá o descobri. E como é belo e apaziguador!
    Vejo que continuas a captar bocadinhos de mundo com a máquina fotográfica.
    Bueno, mas este ‘comentário’ destina-se sobretudo a mandar-te o meu mail e pedir-te que, se quiseres, me envies o teu para pormos um bocadinho da conversa em dia. E manda-me o da tua sister, para poder finalmente escrever-lhe.
    Desculpa deixar um texto tão longo. Podes removê-lo assim que o leres.
    Um grande abraço
    Elisabete Vilar

  6. Luciano says :

    Oh! Que boa surpresa Elisabete!
    É claro que não vou apagar o teu comentário: vai ficar aqui a servir de monumento à capacidade deste blog resgatar amigos do passado. A sério, só por isso já vale a pena!
    Até já.

  7. hpc says :

    Olá

    Será que só vamos ter direito a um novo post quando a Primavera chegar? Espero que não.

  8. Luciano says :

    Olá Helena!

    Eu bem gostava de começar a escrever os posts que tenho vindo a empilhar na pasta dos rascunhos mas o tempo anda contado aos minutos. Obrigado pelo incentivo!

  9. hpc says :

    Bom, se há rascunhos, há esperança …

  10. isabel says :

    venho aqui todos os dias pois este blog é uma lufada de ar fresco, pena que, ultimamente, apesar da neve continuar, as noticias não apareçam…
    eu vou continuar a aparecer e a esperar

Deixe uma Resposta

