Bolachas de linhaça e maçã

sementes de linhaça

Parece que as minhas experiências com a comida crua começam a ganhar algum momento. Desta vez resolvi experimentar umas bolachas. Ao contrário das convencionais, que vão ao forno, estas atingem a textura crocante usando um desidratador. Eu, que não tenho nenhum, uso o forno na mesma mas regulado para temperaturas bem mais baixas do que o normal, à volta de 40ºC. A escala de temperatura do forno começa nos 100ºC, pelo que tive de andar com um termómetro primeiro a apalpar terreno.

Esta é, tal como as anteriores, é um receita muito simples mas que, por falta de outra peça de equipamento apropriada, me obrigou a improvisar um pouco. Passo a explicar: a base das bolachas é feita com sementes de linhaça moídas. E foi aqui, no moer das sementes que surgiram mais dificuldades. As sementes são pequenas, lisas e muito escorregadias e passavam intactas por entre as lâminas do triturador. Lembrei-me de as aglutinar com algum mel, que é outro dos ingredientes da receita, para aumentar as hipóteses das lâminas fazerem o seu trabalho mas, mesmo assim, só com algum custo as consegui triturar minimamente.

bolachas de linhaça e maçã

Para obter umas nove bolachas mistura-se uma chávena de sementes de linhaça moídas, ½ chávena de uma mistura de mel e charope de bordo, duas maçãs bem trituradas, ¼ chávena de nozes moídas e canela a gosto. Divide-se a massa e moldam-se as bolachas que ficam umas 12 a 18 horas a desidratar. Ficam “durinhas” por fora mas mantêm-se húmidas por dentro.
Uma delícia.

Advertisements

9 responses to “Bolachas de linhaça e maçã”

  1. Tété says :

    Estão mesmo com bom aspecto! No próximo lanche serão incluídas no menu? Espero bem que sim.

  2. jp says :

    desidratação, porque não
    esta manhã, vi um blog
    com chips cru de batata doce… desidratados

  3. dora says :

    Também estou numa incursão pelo cru. Já fiz bolachas, hamburgueres de couve Lombarda, uma tarte de mirtilho e outras coisitas más. Sopas é que têm saído um desastre, só fiz uma boa de abóbora (butternut squash) e sumo de laranja e depois polvilhada com sementes de abóbora tostadas no desidratador/forno baixo depois de passadas por óleo de linhaça. Esta sim foi uma sopa cua para repetir.

  4. Luciano says :

    @dora: obrigado pela receita; parece-me uma boa conjugação de ingredientes. Pode ver duas receitas de sopa que experimentei e gostei bastante aqui e aqui.

  5. bi says :

    Bolachas, bolachinhas, um!!!nhac, nhac.

  6. dora says :

    fiz as bolachas, são muito boas, sim senhor!

  7. CristinaMazzei says :

    Até que enfim uma receita sem farinha branca! Vou experimentar já!
    Obrigada!

Trackbacks / Pingbacks

  1. Saúde que vem dos alimentos | Voce Bonita - 06/24/09

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: