Sementeira das batatas

batata - semente

Com a má experiência do ano passado causada pelo míldeo, tínhamos planeado fazer a sementeira da batata mais cedo, procurando fugir ao tempo mais quente, mas só hoje é que estamos a tratar do assunto.

Vamos usar as mesmas variedades de batata do ano anterior e testar uma nova, Escocesa, embora produzida em França, a Stemster.

a semear batata

A fila de couves no meio do batatal foi ideia do sr. Manuel, parece ser tradição. Depois de todas a aspersões de calda bordalesa que têm de ser aplicadas nas batatas, eu é que não como estas couves; servirão só para separar as diferentes variedades de batata no terreno.

5 responses to “Sementeira das batatas”

  1. Trumbuctu says :

    Porque é que não irás comer essas couves?

    Por aqui, mais a Sul, semeámos as batatas em Agosto, no local do feijão de sequeiro, sem qualquer tratamento e o míldio não apareceu. Parece que é a melhor altura, nesta zona.

    O sr. Sidónio, que nos deu as batatas para semear, mostrou-me uma forma para as armazenar que me surpreendeu: coloca-as em pipas de vinho velhas, envoltas em folhas de eucalipto, fecha as pipas com um bocado de saca de papel, tipo de sementes ou adubo, com um elástico prender e diz que a borboleta não aparece.

    Li por aí que alguém tinha várias pipas de vinho e não sabia o que fazer com elas, penso que é alguém dos teus contactos.

    Boa sorte para a sementeira.

    PS- a vossa terra tem um óptimo aspecto.

  2. Ana ramon says :

    Vamos a ver se este ano tens mais sorte com as batatas. O ano passado semeei uma variedade chamada Jaerla porque só leva 2 meses a fazer-se evitando assim entrar pelos meses mais quentes. Mas não tive tanto como esperava e a batata aparece agora com umas manchas que não percebo se será da traça ou de outro bicho qualquer. Retirando essas partes, a batata sabe bem e por isso a minha dúvida de ser a traça. Eu também as protejo com rama de eucalipto, embora a ideia da Trumbuctu me pareça melhor por estarem mais vedadas á borboleta. No entanto, segundo as pessoas que trabalham na terra, por vezes a batata já sai da terra tocada pela borboleta. Não sei se será verdade. Semeei há dias a MonaLisa, porque as sobras da Jaerla ganharam uns grelos muito farfalhudos e esquisitos e receei que não viessem a dar nada de jeito.
    Vamos a ver como vai ser o ano para a batata.

  3. joaquim manuel silva says :

    gostaria que me dessem uma informação,que é o seguinte, como é que as batatas apanham a borboleta,será quando é arrancada da terra?.. Já tráz a borboleta, ou aparece depois,tenho interesse em saber,obrigado
    pela vossa atenção.

  4. fernando says :

    Sr. Joaquim… pelas pesquisas que fiz na internet, a traça (borboleta) ataca a batateira nas folhas, e quando estas secam ataca o troço, e as próprias batatas dentro da terra. dizem que se deve tapar bem a batateira (fazer um amontoado) para que as batatas não fiquem expostas, porque essas serão as primeiras a ser atacadas, e se forem armazenadas juntamente com batatas sãs, umas contaminam as outras.

  5. celestina moniz says :

    Oi,

    Gostaria de saber quais as técnicas básicas de sementeira da batata reno.

    Obrigada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: