Eia tanta ameixa!

ameixas

É mesmo considerável a potencial produção de ameixas deste ano. O pico de calor que se fez sentir há uns meses atrás, coincidente com a floração delas, fez com que um grande percentagem das flores fosse fertilizada com sucesso.

Bem sei que ainda é cedo para contar com as ‘ameixas no cesto’ mas já suspiro a pensar num crumble.

9 responses to “Eia tanta ameixa!”

  1. Trumbuctu says :

    Por aqui também estão assim, carregadas. Dizem que as árvores de fruto dão boas colheitas ano sim, ano não. Tivemos boa colheita em 2007, fraca em 2008 e este ano também vou ficar a “suspirar” por esse crumble. Nunca experimentei. Obrigada pela receita.

    PS – As nossas têm uma certa textura, não são lisinhas como as que vemos à venda, e as da foto parecem-me semelhantes. Sabes porquê?

  2. Luciano says :

    @Trumbuctu, acho que depende da variedade. Vê estas, de outra árvore:

  3. gintoino says :

    “Prontos”, cá estou eu cheio de inveja outra vez. A minha ameixeira floriu no meio de um vendaval, o q fez com q poucas flores fossem polinizadas. Como se isso não bastasse a pobre este ano está cheio de afideos q a estão a enfraquecer e a fazer com q as poucas ameixas comecem a cair ainda imaturas. Pró ano será o ano…..

  4. fred says :

    Tenho cerca de 10 qualidades de ameixas que vão desde a cor amarela a um intenso vermelho escuro. Todas estão carregadas de frutos mas infelizmente só daqui a um mês as mais temporãs começam a ficar pintadas. Por enquanto vou-me dedicando aos morangos e às cerejas antes que os melros o façam por mim.

  5. Elsa Castelo says :

    Mal posso esperar por essas ameixas …

  6. bi says :

    Uf! E eu que só amanhã vou comprar fruta…!…

  7. Manel says :

    Olá Luciano e Elsa!

    Tb estou curioso por conhecer um pouco mais da Quinta do Moinho. Crumble de ameixa vermelha com maçã e umas nozes mal raladas na massa, é o meu favorito. Ainda aromatizo com um pouco de raspa de limão e não economizo na canela.

    Em breve vou passar uns dias a fazer um serviço na Quinta de Cete. Vou avisar-vos, a ver se dão lá um salto.

    Até breve!

    Manel

  8. Helio Morais says :

    Gostaria que alguém me dissesse se ameixieira produz por estacaria.
    è que eu tenho umas 9 estacas plantadas, de outras tantas variedades e ainda não deram flor. Têm quatro anos
    Obrigado

  9. Armenio Matos says :

    Gostaria que alguém me informasse qual a ameixeira que ´produz mais cedo.
    Obrigado

Deixe uma Resposta

