Bambu e feijocas

feijocas e bambu

Podiam ser dois ingredientes de uma qualquer receita de cozinha de fusão mas não. Estes bambus já há muito passaram a fase de rebento e as feijocas ainda estão para nascer. Aqui os primeiros servem meramente de suporte, as segundas agradecem a ajuda para se elevarem acima das restantes plantas e assim apanharem o Sol de que tanto precisam.

Este ano estivemos quase para não semear feijocas, não porque não quiséssemos mas porque os gorgulhos não deixaram. Quando fui buscar a caixa onde tinha guardado as sementes que conservámos do ano anterior, fiquei boquiaberto com o que encontrei lá dentro: dezenas de bem nutridos gorgulhos a passearem-se num monte de feijões completamente esburacados. Não fora o Sr. Manuel nos ter fornecido novamente este ano e ficávamos mesmo desprevenidos.

feijocas suíças

Descobri entretanto referências a duas práticas comuns para evitar o ataque dos gorgulhos: pimenta ou casca de laranjas.
Alguém tem experiência nisto? Será que funcionam mesmo?

5 responses to “Bambu e feijocas”

  1. Margarida Jordão says :

    Boa noite!
    Costumo seguir este blog com bastante prazer, gosto de plantas, da vida no campo, tenho um pequeno quintal onde cultivo alguns legumes e muitas vezes aproveito alguns ensinamentos daqui.
    Para combater os gorgulhos costumo, quando colho o feijão, ou os chícharos, coloco-os na arca congeladora algum tempo, pois os ovinhos desses “parasitas” já vêm nas sementes. Costuma resultar, também já ouvi falar que a pimenta e cascas de laranja podem resultar mas nunca experimentei.
    Um abraço , continuação de boas “postagens”.

  2. micas says :

    ola, como diz a senhora Margarida o que dá resoltado mesmo é congelar por 24 horas as leguminosas sejam elas feijão ervilhas, favas chicharo etc, a pimenta e as cascas de laranja já experimentamos cá em casa e não dá resultado, pelo menos não deu dessa vez (e ultima) estragou-se todas as sementes.
    beijinhos e boa sorte.

  3. hpc says :

    Não pude deixar de sorrir ao ver essas feijocas tão bem esburacadas. Esses gorgulhos fizeram um trabalho que se pode apresentar.

    Nada sei de agricultura mas sempre aprendi das anteriores gerações que pôr grãos de pimenta na roupa guardada defende das traças. Portanto, faz sentido.

    Bonita fotografia, como sempre. Como é que isso se consegue? Fico sempre tão desiludida com as minhas … a realidade por estas bandas tem cores fantásticas e eu não consigo registar. Será da máquina, de as reduzir ou da fotógrafa? Nunca ninguém me responde pelo que penso que deve ser a terceira razão … :)

  4. Tété says :

    Não sei se foi pura coincidência, mas deixei de ter problemas com gorgulhos no feijão e no grão quando passei a guardá-los sem tapar.

  5. gameirodias says :

    Costumo guardar o feijão para semear no congelador e aguenta vários anos, claro que resulta para amadores. No entanto aprendi que para não ganhar gorgulho bastam 24horas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: