Batatal

batateiras com calda bordalesa

Para prevenir ataques de míldeo e evitar o desaire do ano passado, tenho andado atento às previsões metereológicas e procurado aplicar o sulfato de cobre à aproximação de núvens baixas ou tempo chuvoso. Como uso uma máquina manual, cada aplicação de calda bordalesa no batatal é coisa para demorar para cima de duas horas.

As batatas estão a crescer com vigor e estão até em plena floração. Na fotografia veêm-se as flores da Stemster.

flor de batateira - stemster

Nesta, a das batatas Désirée.

flor batateira desiree

Daqui por mais um mês temos colheita. Isto se entretanto não houver fungos furtivos. Ou escaravelhos. Nós não queremos usar insecticida nenhum, portanto, quando eles atacam, acabamos por nos envolver em lutas corpo-a-corpo. Pode ser que tenhamos sorte e seja como no ano passado, em que não vimos um exemplar sequer.

5 responses to “Batatal”

  1. Nuno Lisboa says :

    Que lindas flores e que boa pulverização!

    Estou convencido pelo que tenho visto nos batatais por estes lados, este ano, pelo menos no que toca aos fungos, será um ano diferente!

  2. Afonso David says :

    Li num manual de horticultura que podemos enxertar tomates nas batatas evitando alguns problemas e conseguindo produzir simultâneamente os dois na mesma planta… desconheço é casos práticos e sinceramente nunca me aventurei em enxertos.

    Afonso David

  3. bi says :

    Se aparecer escaravelho, avisa, pois já tive muita prática dessa apanha manual e fazer queimada com eles….. e dava resultado, portanto a oferta fica em pé.É que tem de ser limpeza a sério.

  4. Bruno Silva says :

    Oi, aproveito para me apresentar. uma vez que já ando a seguir este blog há algumas semanas. Tenho uma pequena quinta no Ribatejo, e a propósito as batatas, as brancas de 7 semanas e meia, que já n me recordo o nome, já as comecei a apanhar, devagar pois algumas ainda estão longe do seu estado final de maturação. Quanto às Asterix que semeei, estão com uma aspecto semelhante às tuas e não foram sulfatadas. Boa sorte com o tempo.

  5. jp says :

    as floras vao fazer semences
    deste semence tu podes fazer
    variatades novas
    de batatas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: