Sementeira de cenouras

cenouras e serapilheira

Já tinha experimentado crescer cenouras cá na horta mas os resultados foram sempre fraquitos. As sementes das cenouras têm um tempo de germinação bastante longo, de 12 a 14 dias – e por longo entenda-se relativamente a todas as outras ervas daninhas com que têm de competir na horta. O resultado é que, quando finalmente despontam, já estão completamente rodeadas de junça, beldroegas e tantas outras mas, por serem ainda pequenas e frágeis, não suportam bem mexidas no terreno, portanto tem de se esperar mais uns dias antes de se poder arrancar a concorrência que, claro está, aproveita para crescer ainda mais e tornar cada vez mais complicada a nossa tarefa: criar cenouras biológicas.
Na agricultura industrial não têm grandes problemas: usam herbicidas de pré-emergência, de pós-emergência e ainda umas quantas para o caminho.
Eu já estava quase a desistir das cenouras quando, no Tiny Farm Blog fui acompanhando estas experiências do Mike e fui ficando optimista com os resultados.

serapilheira

Usei os sacos de sarapilheira das batatas de semente. Cortei duas costuras em cada um e estendi-os por cima do canteiro onde tinha semeado três linhas de cenouras – as sementes estiveram de molho desde a véspera. Prendi os sacos com pedras e depois reguei tudo.

Advertisements

6 responses to “Sementeira de cenouras”

  1. Esteva says :

    Olá! As cenouras são, de facto, dificeis. No primeiro ano que semeei, fi-lo em local á parte e depois transplantei. Mas cresceram muito tortas porque o solo era pouco profundo e não muito rico. No ano passado nem semei, tão descoroçoada fiquei. Este ano, voltei a semear, desta vez no local definitivo e com o solo mais enriquecido, mas deparo-me om o problema de que falas. As ervas daninhas nem as deixam respirar! As cenouras já têm un 2-3 m de altura, outras até mais. Parece-te que ainda vou a tempo da sarapilheira? Boa sorte para as tuas cenouras!

  2. Luciano says :

    @Esteva, depois de estarem germinadas não me parece que seja muito útil cobri-las com a serapilheira. Tanto quanto percebi, a ideia da cobertura é manter o solo mais quente e mais húmido e acelerar a germinação da cenoura. Entretanto já estive a espreitar as minhas e nem sei que diga do que vi… cenouras ainda nada mas daninhas é um fartote.

  3. Esteva says :

    A sério? Mesmo com a estratégia da serapilheira? Ora bolas! Estava mesmo convencida que era uma boa ideia… (Já a minha de colocar a serapilheira depois de as plantículas nascerem foi bastante disparatada, eheh, o que vale é que raciocinei antes de pôr mãos à obra! Ai, ai.)

  4. PAULO REIS says :

    EU SEMEIO AS CENOURAS NUM TABULEIRO COM UMA TERRA FINA E REIA GROSSA , DEPOIS TRANSPLANTO PARA UM LOCAL DE TERRA RICA EM MATERIA ORGANICA E COMPOSTO ONDE CUBRO COM PALHA , TENHO TIDO BONS RESOLTADOS .

  5. rosa gomes says :

    boas tardes, pois aminha experiencia foi muito mais gratificante que a vossa. nem sei explicar porque tive tanto exito.
    é o primeiro ano que falço cultura biologica e depois trabalhar (cavada fundo e por composto) fiz um talhao sem grandes cuidados (nao sabia nada de horta) e foi a minha filha que atirou a semente de cenoura ao acaso, nao tive quase infestantes e cenouras… foi um mundo,ja repiquei ou desbastei duas ou três vezes, ja comemos duzias de cenouras pequeninas e ainda tenho um bom molho delas. Quando estavam com a rama grandinha pus estrume de cavalo e foi um ve-las crescer

Trackbacks / Pingbacks

  1. QdM » A rama das cenouras - 07/1/09

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: